Notícias /

Hospital Octávio Mangabeira promove atividades no Dia de Combate à Tuberculose

18/03/2015 20:09

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, o Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) programou uma série de atividades, que acontecem no dia 25, quarta-feira, das 7h30m às 13h30m. O evento será realizado na área externa térrea da unidade, com a presença de integrantes do Comitê Baiano para o Controle da Tuberculose e a parceria das diversas equipes do hospital, universidades, Distrito Sanitário da Liberdade, entre outros representantes da comunidade.

Apesar da melhoria no padrão geral de saúde pública, assim como da implementação de novas terapêuticas, insumos e tecnologia farmacêutica nos últimos anos, a tuberculose ainda hoje é um importante problema de saúde pública no Brasil. A Bahia ainda ocupa o 3º lugar entre os estados com maior número de casos, com 10 municípios considerados prioritários para o Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

Em 2012, foram registrados 4.968 casos novos da doença no SINAN, sendo a taxa de incidência de 35/100 mil habitantes para todas as formas de tuberculose e o percentual de coinfecção tuberculose/HIV de 5%.

Tendo em vista a magnitude do problema da tuberculose para o estado, a diretoria do HEOM programou atividades de caráter educacional, com o objetivo de alertar a população para a necessidade de intensificar o combate a esta doença.

A abertura de exposição, em estandes de cada serviço/entidade participante do evento, dará início à programação, enfocando aspectos como a situação radiológica em pacientes acometidos por tuberculose, pesquisa sobre o abandono de tratamento e uso/abuso de drogas, informações sobre benefício sociais contribuitivos e não contribuitivos, exposição do bacilo de Kooch e de material informativo sobre tuberculose, pela equipe do Distrito Sanitário da Liberdade.

Haverá também apresentação do coral da Faculdade Bahiana e palestras sobre a situação da tuberculose no Brasil e na Bahia, a situação da tuberculose nos principais distritos sanitários de Salvador, o HEOM e a contribuição da referência para o controle da tuberculose, o Comitê da Tuberculose e a mobilização social pelo controle da doença, tuberculose e vulnerabilidade social, tuberculose e resistência às drogas e tuberculose e dependência química.

O encerramento das atividades será com uma apresentação do poeta e repentista Bule Bule.

A.G. Mtb 696/Ba
Octávio Mangabeira

Notícias relacionadas