Notícias /

Trabalho do Cedeba desperta a atenção de outros países

19/03/2015 13:05

O trabalho desenvolvido pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia – Cedeba -, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, continua despertando a atenção de instituições de outros países. Ontem (18), a representante da ABT Associates, a MBA Kate Greene, dos Estados Unidos, reuniu-se com a diretora do Cedeba, Reine Chaves, para apresentar o programa da Medtronic Filantropia, lançado há cinco anos, de melhoria dos cuidados a doenças crônicas não transmissíveis, como doença vascular e diabetes:o HelathRiseSM.

Kate Greene veio conhecer o trabalho do Cedeba porque o Brasil é um dos países onde o Programa HealthRise concentrará seus esforços. E também na Índia, África do Sul e Estados Unidos. Com o objetivo de promover a apropriação local de cada programa no país, o HealthRise envolve as partes interessadas multi setoriais, incluindo os governos.

A proposta do programa para o Brasil é a expansão do tratamento continuado do diabetes para populações carentes, visando garantir vida mais saudável aos pacientes. Em cada país, os gestores do Programa HelathRise trabalham com as autoridades locais, parceiros para realizar avaliações das necessidades, identificando as lacunas de prestação de serviços, requisitos comunitários e oportunidades dentro dos sistemas de saúde.

O Cedeba, como centro de referência, trata os pacientes que já apresentam complicações do diabetes, mas trabalha também na formação e qualificação do pessoal da Atenção Básica. O trabalho tem a participação da equipe multidisciplinar, tendo a educação como ferramenta muito importante.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/internacional

Notícias relacionadas