Notícias /

CIHDOTT do HEC promove palestra sobre doação de órgãos e tecidos

26/03/2015 16:40

Na manhã de hoje (26), uma palestra sobre doação de órgãos e tecidos foi realizada no Hospital Estadual da Criança (HEC), por iniciativa da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). A palestrante foi a enfermeira referência da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Feira de Santana, Fernanda Cláudia Santos.

O importante, principalmente, é sensibilizar os profissionais de saúde para a doação de órgãos e tecidos, acredita a palestrante. “Isso ajuda consideravelmente em todo o processo. No momento em que o profissional de saúde está sensível para poder sinalizar que tem algum potencial doador, ele está se propondo a obter uma capacitação para colaborar no processo de transplante”, informou Fernanda Claudia Santos. A mesma acrescentou: “Parabenizo à equipe pela sensibilidade em organizar essa palestra. É importantíssimo que o HEC tenha uma CIHDOTT. A comissão está de parabéns, pois vemos profissionais sensíveis no processo de doação, parceiros da OPO-Feira”.

Para a presidente da CIHDOTT, Kiona Portugal, palestras como essa buscam informar os profissionais de saúde sobre como funciona o atendimento às famílias que vão realizar a doação de órgãos e tecidos. “Também visamos informá-los sobre como acolher as famílias durante todo o processo de doação e, ainda, obter uma maior captação de órgãos e tecidos. O conhecimento que os profissionais de saúde obtêm em palestras como essa deve ser aplicado não só aqui no HEC, como também em outros hospitais do Estado”, afirma.

Doadores – Todas as pessoas são doadoras em potencial, após avaliação médica da história clínica e das doenças prévias, e existem dois tipos de doadores: o vivo e o falecido. A família do doador precisa saber dessa decisão, pois é ela quem vai autorizar o médico a fazer o transplante. É possível doar coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas e intestino (órgãos), e córnea, medula óssea, pele, osso, tendão, válvula cardíaca e sangue (tecidos).

Ascom do HEC  
Hospital da Criança/doação de órgãos

Notícias relacionadas