Sesab desenvolve ações conjuntas para combate a dengue em Ilhéus e Itabuna

26/03/2015 21:36

Ações conjuntas de prevenção e combate a dengue, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as prefeituras de Ilhéus e Itabuna foram debatidas durante encontros realizados nesta quinta-feira (25), no Sul da Bahia. O subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, e a superintendente de Proteção e Vigilância à Saúde, Ita de Cácia, participaram das reuniões, juntamente com técnicos e dirigentes da área de saúde das duas cidades, que tiveram elevação dos casos de dengue.

Em Ilhéus, onde, este ano, foram feitas 2645 notificações de casos suspeitos de dengue até o dia 21 de março, um aumento de 3.725% em relação ao mesmo período de 2014, o prefeito Jabes Ribeiro afirmou que “uma atuação articulada entre a Sesab e o município é fundamental para evitar que a situação se agrave”. A prefeitura está ampliando a atuação dos agentes de saúde e mobilizando a comunidade no trabalho de prevenção, incluindo campanhas de conscientização na rede escolar. Ilhéus dispõe de 61 agentes de saúde e receberá reforços de técnicos da Sesab.

O subscretário da Saúde, Roberto Badaró, também se reuniu com técnicos da área de saúde do município e do Núcleo Regional de Saúde Sul e visitou a unidade de Pronto Atendimento da Dengue e o Hospital Regional Luiz Viana Filho, para traçar um perfil da situação e definir as medidas que serão tomadas pela Sesab para fortalecer o combate à dengue. Já está definida a liberação de mais três carros fumacê para Ilhéus e a utilização de um aplicativo, conectado a um aparelho de telefone celular, que permite o diagnóstico em até 20 minutos.

“Além de agilizar o diagnóstico, com a utilização do aplicativo será possível definir as áreas com maior risco de dengue e concentrar os esforços na prevenção”, afirmou Roberto Badaró, ressaltando que “nesse momento a prioridade é combater o vetor da doença, reforçando as equipes de agentes de saúde, além de garantir um atendimento eficaz aos pacientes”.

Itabuna contrata novos agentes de saúde

Em Itabuna, foram realizadas 1.594 notificações até o dia 25, com 79 casos confirmados pelo Laboratório Central, um aumento de 260% em relação ao mesmo período de 2014. Os bairros mais atingidos são Fátima, Santa Inês, Califórnia, Santo Antonio e São Caetano. A Prefeitura de Itabuna acaba de contratar 55 agentes de saúde e mais 10 estão em fase de treinamento, totalizando 200 agentes. “Essa parceria com a Sesab é muito importante, já que o município enfrenta limitações financeiras”, disse o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite. “A ampliação do numero de agentes vai contribuir para que a prevenção da dengue possa ser feita durante todo o ano”, destacou.

O Governo Federal liberou R$ 143 mil em caráter emergencial para o combate a dengue em Itabuna. A Sesab também vai disponibilizar carros fumacê e larvicidas para o município. A diretora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Maria Aparecida Araújo, ressalta que “a população tem um papel importante nesse processo, já que mais de 90% dos focos do mosquito transmissor da doença se encontram dentro das residências. Essa é uma mobilização que deve envolver o pode público e a comunidade”.

Ascom Sesab
Dengue/ilhéus e itabuna