Notícias /

Dia Mundial da Atividade Física

06/04/2015 12:37

“Sedentarismo é doença, Atividade Física é saúde”. Com esse tema, se comemora hoje – 6 de abril – o Dia Mundial da Atividade Física. A prática de exercícios é um instrumento poderoso na busca da boa saúde, e deve ser realizada naturalmente como qualquer outra atividade, assim afirmam os especialistas. Hoje, muitos praticam exercícios na busca de um corpo bonito, mas a verdade é que os benefícios para a saúde mental e física são comprovados pelos profissionais médicos.

Na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vários servidores praticam exercícios físicos e muitos participam de corridas, entre eles se destacam Hildeci Gonçalves de Araújo, 53 anos, lotada na Coordenação de Material e Patrimônio, hoje à disposição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que já participou até da Corrida de São Silvestre, em São Paulo e Luciana Ferreira, lotada no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred), vencedora este ano da Corrida do Servidor, realizada no dia 29 de março, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Servidoras atletas

Hildeci Araújo acorda todos os dias às 4hs da manhã para treinar, corre 15 km e ainda faz uma hora de academia à noite, quando retorna do trabalho. Anteriormente, ela tinha alguns problemas de saúde, além de estar acima do peso. Após a prática de esportes, sua vida mudou completamente e hoje está em forma. “O esporte faz bem ao meu corpo e a minha mente, sempre aconselho aos meus colegas a praticarem exercícios físicos, porque vai mudar a vida deles”, explicou.

Desde 2002 Hildeci compete em corridas de rua. Em 2009, Hildeci participou, em São Paulo, da tradicional Corrida de São Silvestre, ficando em 114º lugar na categoria feminina de 45 a 49 anos. Ela levou 1h35min para percorrer os 15 km da corrida que tem como palco ruas tradicionais da capital paulista. Naquele ano, no dia 25 de maio, ela participou da 26ª Maratona Internacional de Porto Alegre, ficando em 30º lugar, concorrendo com 181 participantes.

Este ano, a servidora já participou de quatro corridas. A primeira do ano foi a Corrida Sagrada do Bonfim, ficando em 5º lugar. No dia 8 de março, foi campeã da Corrida das Mulheres, em Lauro de Freitas. Também ficou em 7º lugar na Corrida do Itaigara, no último dia 16 de março. No dia 29 de março, ficou em 5º lugar na Corrida do Servidor Público, que acontece no Centro Administrativo da Bahia.

Luciana Ferreira Brito Figueiredo, 37 anos, mãe de dois filhos (12 e 7 anos) servidora do Cepred, corre há quatro anos. Este ano participou pela 4ª vez, da 6ª Corrida do Servidor, promovida pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), nas avenidas do CAB e foi vencedora entre os civis com a marca de 22min45seg.

Para ela, atividade física faz parte da sua vida. “Eu passei por uma doença grave, tive câncer, me curei e isso me motivou, me deixou mais forte. A atividade física só me faz bem e recomendo a todas as pessoas, principalmente aos meus colegas de trabalho, que façam exercícios, pois isso vai fortalecer a saúde, além de manter a mente relaxada”, afirmou Luciana Ferreira.

L.S./M.Tb.909-Ba
Geral/atividade física