Notícias /

Hospital Roberto Santos acolherá 80 novos médicos residentes

06/04/2015 19:29

O Hospital Geral Roberto Santos vai recepcionar na próxima quarta-feira, dia 8, os 80 novos médicos residentes oriundos do Processo Seletivo Unificado de Residência Médica SUS-Bahia 2015. O Acolhimento será às 8h30, no Auditório central, e contará com a participação de diretores, coordenadores, preceptores, residentes, internos e profissionais médicos, em evento aberto a toda a comunidade do HGRS. São 15 programas e três áreas de atuação na Residência Médica do HGRS, credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação.

No evento, que tem apoio da Fundação de Neurologia e Neurocirurgia e Instituto do Cérebro e da Caliper Escola de Imagem, será proferida a palestra “O paradigma do Overdiagnosis” pelo cardiologista Luís Cláudio Lemos Correia, doutor em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, de onde é livre-docente em Cardiologia. Pós-doutor pela Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências, Luís Cláudio Correia é professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina, colabora como pesquisador em várias instituições e é co-diretor do programa de Residência em cardiologia do Hospital São Rafael.

O tema da palestra é um fenômeno que a literatura médica internacional denomina overdiagnosis, que nada mais é do que um diagnóstico com maior potencial para causar danos ao paciente do que benefício – ou, em termos mais simples, o excesso de exames em pessoas saudáveis. Os que vão de encontro a essa prática defendem que, em pessoas saudáveis e sem sintomas, há exames que são desnecessários e não deveriam ser realizados, porque não resultam em benefícios reais e ainda oferecem uma falsa ideia de proteção.

O Hospital Geral Roberto Santos conta com os seguintes programas de Residência Médica: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Endoscopia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Urologia, sendo as áreas de atuação: Endoscopia Digestiva, Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatologia.

B.F. /DRT/BA 1158
/hgrs/80 novos

Notícias relacionadas