Notícias /

Secretário visita Hospital Aristides Maltez no Dia Mundial de Combate ao Câncer

08/04/2015 18:58

Hoje, 8 de abril, se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Com o slogan “Ao nosso alcance” a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) chamam a atenção da população para que faça escolhas saudáveis. De acordo com profissionais das duas instituições, este ano a abordagem é positiva e proativa na luta contra o câncer, destacando que as soluções existem em todas as etapas do câncer, e que eles estão ao nosso alcance. Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) se junta a esta luta procurando oferecer serviços mais estruturados e aptos a atender a esta parte da população que procura por um atendimento de maior qualidade.

Nesta data, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esteve visitando nesta manhã, o Hospital o Hospital Aristides Maltez, oportunidade em que conversou com o presidente da Liga Bahiana contra o Câncer, Aristides Maltez Filho, e gestores da unidade hospitalar. Na ocasião, Vilas-Boas falou sobre as melhorias de gestão que já estão em andamento e conversou sobre as necessidades existentes para ampliar o atendimento a pacientes com câncer. O Aristides Maltez, que disponibiliza 232 leitos para atendimento SUS, é uma instituição filantrópica e cerca de 60% dos pacientes ali atendidos vem do interior do estado.

Atendimentos na Sesab

No Centro Estadual de Oncologia (Cican), unidade da Sesab referenciada para atender os casos de câncer, são realizados diariamente, uma média de 2 mil atendimentos, perfazendo um total em torno de 40 a 50 mil atendimentos por mês. Ali são realizadas consultas ambulatoriais de múltiplas especialidades (mastologia, urologia, ginecologia, proctologia, dermatologia, cirurgia geral, oncologia clínica), além das especialidades não médicas: fisioterapia, nutrição e psicologia.

De acordo com o diretor do Cican, Douglas Nascimento, na unidade são feitos procedimentos cirúrgicos e diagnósticos de tratamento, exames laboratoriais e de imagem (mamografia, Raio-X, tomografia e ultrassonografia). “No Cican realizamos quimioterapia e radioterapia. Para cirurgias de grande porte, os pacientes são encaminhados aos hospitais São Rafael, Santo Antônio, Santa Izabel, Geral Roberto Santos, Edgar Santos, Aristides Maltez, em Salvador, que fazem parte da rede de oncologia”, explicou. No caso de crianças, elas não são atendidas no Cican mas são referenciadas para o Martagão Gesteira.

No Estado, além de Salvador, são disponibilizados atendimentos em unidades de Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Juazeiro.

L.S./M.Tb.909/Ba
/cican/dia

Notícias relacionadas