Notícias /

Curso de Educação a Distância do PBF na Saúde

13/04/2015 16:28

A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/SAS/DAB/MS), em parceria com o DATASUS, desenvolveu o Curso de Educação a Distância sobre o Programa Bolsa Familia na Saúde. O curso destina-se aos profissionais que atuam na execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias nos municípios e estados.

Na primeira turma do curso, que ocorreu no período de 16 a 20 de março de 2015, foram registrados 591 inscritos. Destes, 390 realizaram a avaliação final do curso (66%). No primeiro semestre de 2015, serão disponibilizadas mais quatro turmas, conforme calendário a seguir:

2ª Turma: 13 a 17 de abril

3ª Turma: 4 a 8 de maio

4ª Turma: 25 a 29 de maio

5ª turma: 15 a 19 de junho

Para este ano, o módulo 4 do curso foi atualizado em virtude da inclusão de novas funcionalidades no Sistema de Gestão do PBF na Saúde para a 1ª vigência de 2015: atualização do gerenciador “alterar bairros”, que permite alterar o nome dos bairros conforme a lista oficial dos Correios ou pela digitação da grafia correta do bairro; inclusão de ocorrência individual para os beneficiários acompanhados; e disponibilidade de formulário eletrônico para cadastro dos responsáveis pelo acompanhamento das condicionalidades de saúde nos estados e municípios.

Os interessados em participar do curso devem acessar o endereço http://universus.datasus.gov.br e fazer o cadastro (no site, clicar no link “Entrar” e selecionar a guia “Novo cadastro”). Na tela seguinte, é preciso digitar todas as informações solicitadas e, ao final, será enviada uma mensagem para o e-mail fornecido no cadastro, contendo as instruções para finalização do procedimento.

Ao retornar ao site UniverSUS, é preciso fazer o login no Campus Virtual, bastando digitar o usuário e senha definidos durante o cadastramento; em seguida, deve-se clicar no botão “Acessar”. Depois de conectados ao site, os interessados poderão visualizar os cursos disponíveis, entre os quais haverá o curso “Bolsa Família na Saúde”. É preciso ficar atento: para se cadastrar e acessar a turma desejada, a opção de matrícula é habilitada no início da semana em que a turma será ofertada, ou seja, nos três primeiros dias do curso, pois o ambiente não permite inscrições fora desse prazo.

Para a segunda turma de 2015, as inscrições ficarão abertas de 13 a 15 de abril ou até completar o número máximo de 600 participantes.

No primeiro acesso ao curso, os alunos podem aproveitar para utilizar o fórum de apresentação, trocar experiências com os demais colegas da turma e visitar a biblioteca.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br.

Fonte: DGC
/nutrição/curso 2

Notícias relacionadas