Notícias /

Polícia Militar completa 190 anos de combate à criminalidade

23/04/2015 15:05

Em comemoração aos 190 anos da Polícia Militar da Bahia, foi realizada na noite desta quarta-feira (22) uma solenidade cívico-militar na Vila Militar do Bonfim, em Salvador, onde policiais foram homenageados pela promoção da segurança pública e pelas atividades de combate à violência no estado. Presente no evento, o governador Rui Costa destacou a importância de agradecer publicamente os homens e mulheres que escolheram como profissão defender e honrar a história da corporação.

“São 190 anos de uma instituição que muito ajudaram a construir e que, durante todos esses anos, defendeu e defende até hoje o povo baiano”, afirmou o governador, que recebeu uma espada, símbolo que representa o exercício do alto comando da corporação. Na ocasião também foi homenageado o patrono da PM, o Alferes de Milícia Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes.

Na cerimônia, que também teve a presença de representantes das Forças Armadas, foram entregues as medalhas ‘Mérito Policial Militar’ e ‘Mérito Marechal Argolo Vicente de Itaparica’ a civis e militares que prestaram relevantes serviços à corporação. Dentre eles, o procurador-geral do Estado, Márcio Fahel, e os secretários estaduais de Cultura, Jorge Portugal, da Segurança Pública, Maurício Barbosa, da Fazenda, Manoel Vitório, da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de Comunicação, André Curvello.

Reconhecimento

O secretário Maurício Barbosa afirmou que comemorar 190 anos de defesa da sociedade é um marco. “Os policiais arriscam suas vidas pela segurança da população, e a homenagem é mais do que merecida. É fundamental esse reconhecimento. Esta é uma data solene que comemora também o Dia de Tiradentes [21 de abril], o patrono das polícias”.

Durante a solenidade, as tropas desfilaram e apresentaram equipamentos usados diariamente para proteger o cidadão. O comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, destacou o valor da instituição e das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar, por meio do programa estadual Pacto pela Vida.

“O nosso foco é levar proteção e, para isso, atuamos dentro das dimensões do Pacto pela Vida. Nós temos ações transversais que hoje são o norte do nosso trabalho. Dentre as atividades, temos trabalhado com idosos e esportes”, afirmou o coronel. O programa também inclui ações de educação e de combate ao uso de drogas e à criminalidade.

Fonte: Secom

Notícias relacionadas