Notícias /

Dia Mundial de Higienização das Mãos é comemorado no HEC

05/05/2015 15:12

Nesta terça-feira (5) comemora-se o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A data, estabelecida em 2007, é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para lembrar a todos sobre a importância de adotar medidas simples e eficazes na higienização correta das mãos.

No Hospital Estadual da Criança (HEC), atividades estão sendo realizadas com alusão ao tema, nesta manhã, por membros da Comissão de Controle e Infecção Hospitalar (CCIH), da equipe de Pedagogia da unidade hospitalar e por enfermeirandas da Faculdade Anísio Teixeira (FAT).

Para a enfermeira gerente da CCIH, Vanessa Fonseca, o objetivo de comemorar esta data é apoiar a cultura mundial de lavagem das mãos e chamar a atenção para a importância dessa prática. “No HEC estamos buscando, através de dinâmicas e distribuição de brindes realizadas ao longo deste dia, aumentar a conscientização de todos sobre os benefícios da higienização correta das mãos, tais como evitar a propagação de doenças e prevenir e reduzir infecções. Desta forma, promovemos a segurança dos pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde”, declara.

Como lavar as mãos – Retirar anéis, pulseiras e relógio; abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar na pia; usar a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos – o sabão deve ser, de preferência, líquido e hipoalergênico.

Na sequência, ensaboar as mãos friccionando-as; friccionar a palma e o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar, extremidades dos dedos e punhos (cinco movimentos em cada região); enxaguar as mãos e punhos em água corrente abundante, retirando totalmente o resíduo do sabão; enxugar as mãos com papel toalha, e fechar a torneira utilizando o papel toalha.

Fonte: Ascom do HEC
Hospital da Criança/mãos

Notícias relacionadas