Notícias /

Já começou a campanha de vacinação no Hospital Clériston Andrade

06/05/2015 19:00

Começou esta semana no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, a campanha de imunização contra a gripe. A campanha, que se estenderá até o dia 22, será executada pelo NHE – Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, com o apoio de todos os setores da unidade hospitalar. Devem ser imunizados trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas até 45 dias, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (com prescrição médica), indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional penitenciário.

A vacinação é anual, devido às mudanças das características dos vírus influenza consequentes da diversidade antigênica e genômica a cada ano. A vacina é contra indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracteriza pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico.

Ascom/ HGCA
/hgca/vacinação

Notícias relacionadas