Notícias /

Governo amplia atendimento odontológico no interior do estado

08/05/2015 20:58

“Meu filho tem nove anos e é a primeira vez que ele vai ao dentista”, afirma Darlan Almeida, 33, ao expor que a assistência odontológica gratuita no município de Vitória da Conquista é escassa e não tem condições de pagar por uma consulta particular. Esta é a realidade em diversos municípios baianos e o Odontomóvel, que é uma iniciativa itinerante do Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e a Polícia Militar, visa ampliar e qualificar o atendimento em comunidades com carência nessa especialidade.

Representando o governador Rui Costa e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas – Boas, o superintendente da Assistência Integral à Saúde, Mateus Simões, visitou nesta sexta-feira (8), a unidade móvel em Vitória da Conquista. O município fica a 518 quilômetros da capital, e, na oportunidade, o superintendente conferiu de perto a realização de procedimentos como o de Jamerson Almeida, filho de Darlan, que passou por procedimentos de extração de dente, restauração, limpeza e aplicação de flúor. Ele foi apenas um dos 180 atendimentos a serem realizados por dia.

Instalada nas imediações da Base Comunitária de Segurança, no bairro Nova Cidade, a unidade já realizou mais de 1300 atendimentos em duas semanas e cerca de 20 mil procedimentos. Esta é a quarta etapa, que se encerra amanhã (09), e entre os dias 11 e 22 de maio estará em Itabuna e depois segue para o município de Porto Seguro.

“Mais de 6 mil pessoas foram atendidas e 80 mil procedimentos realizados nas cidades de Salvador e Vitória da Conquista. Isto demonstra o compromisso do Governo do Estado em aproximar os serviços de saúde da população”, destaca o superintendente.

Outro efeito positivo é a aproximação da comunidade com a Polícia Militar, como ressalta o major Fernando Leite. “Com a filosofia do policiamento comunitário, entendemos a fundo os problemas da localidade e serviços como esse auxiliam no crescente processo de confiança na atuação da segurança pública”, pontua o major.

 Sesab/Ascom
/saúde em movimento/odontomóvel Conquista

Notícias relacionadas