Notícias /

Hospital do Subúrbio comemora semana da enfermagem

11/05/2015 17:30

Integrar a equipe e debater temas centrais com enfermeiros e técnicos do Hospital do Subúrbio, com a intenção de proporcionar momentos de reflexão e aprendizado em torno do tema “Consciência profissional e Papel da Enfermagem”. A Semana de Enfermagem, que será realizada de 12 a 15 de maio na unidade de saúde, com organização do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), pretende trabalhar o papel do profissional de enfermagem e estimular a reflexão sobre a sua prática.

Pensando em proporcionar um ambiente para cuidar do profissional do cuidado e unir ainda mais as duas categorias, o HS vai promover uma série de atividades, que inclui palestras interativas, orientações nutricionais, dicas de maquiagem e limpeza de pele, minicurso, exercícios de relaxamento, dentre outras atividades. No dia 12, a partir das 14 horas, a abertura da programação vai contar com a participação da diretora geral do HS, Lícia Cavalcanti, e da gerente de Segurança do Paciente, enfermeira Vilma Ramos. Logo em seguida, às 14h30, na Sala de Treinamento, a enfermeira Anna Gabriella irá ministrar a palestra “O Papel de Liderança do Enfermeiro”.

Na quarta-feira, dia 13, as atividades serão realizadas no Espaço de Convivência, onde os participantes receberão orientações de exercícios para relaxamento e alongamento da fisioterapeuta Fernanda Arouca. Na oportunidade, o nutricionista Ícaro Souza vai orientar sobre o que é uma alimentação saudável. Na quinta-feira, dia 14, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), representado pela enfermeira Cristiane Magali Freitas, vai apresentar as competências e habilidades necessárias para a formação do profissional e a Comissão de Ética de Enfermagem do HS, na figura da enfermeira Viviane Colavolpe, vai falar sobre o comportamento ético do profissional de enfermagem.

O último dia da Semana de Enfermagem será na sexta-feira, dia 15, e vai contar com a divulgação de conteúdos, tanto pela manhã como pela tarde. Durante o período da manhã, das 8h às 11h30, a psicóloga Walkyria Camarotti vai ministrar o minicurso “Vivência Sociodramática”, na Sala de Treinamento. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no NSP. Já no período da tarde, as atividades vão acontecer no Espaço de Convivência. A partir das 14 horas, os colaboradores terão a oportunidade de desfrutar das dicas de maquiagem e limpeza de pele. Além das orientações nutricionais e a distribuição de lanches saudáveis, quem estiver no espaço poderá conhecer a história da Enfermagem no hospital.

“A Semana de Enfermagem é um evento que visa agregar conhecimentos, saberes e valores à categoria. O tema “Consciência Profissional e o Papel da Enfermagem” no contexto hospitalar traz a proposta de conscientizar, fortalecer e valorizar as categorias profissionais no desempenho de seus papéis. Os trabalhos serão desenvolvidos a partir de atividades como palestras, vivência e atividades de descontração. Dada a importância deste evento, incentivamos a todos os profissionais da enfermagem a participarem. Parabéns aos enfermeiros e técnicos de enfermagem”, esclarece a gerente de Segurança do Paciente, enfermeira Vilma Ramos.

Programação:

Dia 12 de maio (terça-feira)

Local: Sala de Treinamento

14h – Abertura

14h30 – Palestra “O Papel de Liderança do Enfermeiro”

Coffee Break

Dia 13 de maio (quarta-feira)

Local: Espaço de Convivência

14h – Orientações sobre exercícios para relaxamento e alongamento

Palestra “Alimentação Saudável”

Dia 14 de maio (quinta-feira)

Local: Sala de Treinamento

14h – Palestra “Comopetências e Habilidades necessárias para a Formação do Profissional”

15h – Palestra “Comportamento Ético do Profissional de Enfermagem”

Coffee Break

Dia 15 de maio (sexta-feira)

Local: Sala de Treinamento

8h às 11h30 – Minicurso: Vivência Sociodramática (vagas limitadas)

Local: Espaço de Convivência

14h – Espaço Beleza/ HS ontem e HS hoje: História da Enfermagem/ orientações nutricionais

 
Ascom/Hospital do Subúrbio
Hospital do Subúrbio/enfermagem

Notícias relacionadas