Notícias /

Nova unidade das Obras Sociais Irmã Dulce realiza tratamento gratuito de câncer

13/05/2015 14:26

Pacientes em tratamento de câncer podem, a partir de agora, fazer todos os procedimentos, entre cirurgias, biópsias, exames oncológicos, consultas, além de radioterapia e quimioterapia, em um só lugar. Para isso, foi inaugurada nesta quarta-feira (13), com a presença do governador Rui Costa, do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

O complexo, localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa, em Salvador, recebeu investimentos da ordem de R$ 10 milhões dos governos estadual e federal e tem capacidade para atender gratuitamente até quatro mil pacientes por mês. Com a nova unidade, a oferta de vagas para quimioterapia aumentou em 150% e a radioterapia também começa a ser realizada no local, possibilitando que os pacientes façam o tratamento nas Osid, sem precisar se deslocar para outras clínicas, além de diminuir a espera pelos atendimentos.

A cerimônia de inauguração também teve a presença do arcebispo de Salvador e Primaz de Brasil, Dom Murilo Krieger, além de autoridades, pacientes, profissionais de saúde e funcionários. Depois do descerramento da placa, Dom Murilo abençoou e a comitiva e conheceu as instalações da Unacon, construída em um terreno doado à instituição pelo Governo do Estado, em 2013.

Durante a inauguração, o governador falou sobre o quanto o tratamento recebido nas Osid marca a vida das pessoas, dos familiares, dos profissionais, e citou a mãe dele, que trabalhou como voluntária e faleceu vítima de câncer de mama em 1995. “Ainda queremos fazer mais e estamos empenhados na ampliação e reforma do Hospital São Jorge, porque acreditamos nessas instituições e no quanto a saúde merece a nossa atenção”.

Rui Costa disse que o governo prioriza o câncer e descentraliza a atenção à saúde no estado. “Com isso, estamos autorizando serviços em Juazeiro, Jequié, Vitória da Conquista e outras cidades do interior para que desafoguemos os hospitais regionais e a capital. Nesse sentido, ainda pretendemos construir dez policlínicas na Bahia, para que a população possa fazer seus exames e acompanhamentos perto de suas casas, sem a necessidade de se deslocar para os grandes centros”.

Prevenção

O ministro Arthur Chioro enfatizou a importância da unidade e do que chamou de “rede de atenção a essa doença. Segundo ele, o câncer tem se tornado progressivamente um problema e causa de morte que os países estão começando a enfrentar, principalmente pelo processo de envelhecimento das populações.

“Nosso país tem a tarefa inadiável de construir uma rede de atendimento, mas também investir na prevenção dos cânceres que podem ser evitados a partir das mudanças de hábito. Por isso, acreditamos que essa unidade, além de atender aos pacientes, vai ajudar na formação de profissionais comprometidos e empenhados em mudar toda uma realidade em que nosso país vive”, afirmou o ministro Chioro, que informou ainda sobre o aumento, em 500%, na capacidade de atendimento e no quanto a Unacon vai ajudar a desafogar o serviço público da saúde na Bahia.

Unacon Nossa Senhora de Fátima

Além da ampliação nos atendimentos e de mais comodidade aos pacientes, é na Unidade de Alta Complexidade que, pela primeira vez, a radioterapia será oferecida pelas Osid. O número de atendimentos em consultório e exames também cresceu, bem como a capacidade de procedimentos de quimioterapia, que antes contava com oito vagas e, agora, possui 21 vagas, incluindo três leitos para os que precisem de atenção especial.

Segundo a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, essa é a realização de um sonho de mais de uma década. “É com muita alegria que inauguramos essa unidade, graças ao reconhecimento e investimento dos governos estadual e federal. Desde 2009 fomos credenciados para realizar parte do tratamento de pacientes com câncer, mas já desejávamos ampliar o serviço e realizar a assistência integral a essas pessoas, como agora é possível. Todo o tratamento realizado em um só lugar”.

 

Secom
Hospitais/Santo Antônio/unacon inaugura

Notícias relacionadas