Notícias /

Sesab vai ampliar os transplantes no Estado e Hospital Ana Nery será referência

19/05/2015 20:34

Fortalecer o papel do Hospital Ana Nery (HAN), que em 2014 foi responsável por 64% dos transplantes de rim no estado, e esclarecer dúvidas dos servidores sobre a relação da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) foram pontos abordados pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, em visita na unidade nesta terça-feira (19).

De acordo com o titular da pasta da Saúde, nos próximos meses será lançada uma política de captação de órgãos que pretende mudar a realidade baiana. “Vamos ampliar significativamente os transplantes de coração, pulmão, rim, fígado, córneas, dentre outros. Sabemos que o déficit de doadores é um problema mundial, mas existem estratégias eficazes relacionadas à capacitação de equipes e campanhas de sensibilização que colocaremos em prática”, afirma Vilas-Boas, apontando que o hospital Ana Nery, como uma unidade de saúde estadual, deve se consolidar como um centro de referência em transplantes e cirurgias cardíacas.

“Há um desejo legítimo de construirmos um projeto sustentável de longo prazo, onde caminharemos para uma gestão dos leitos 100% regulada e cada vez mais integrada à rede do SUS, atendendo as necessidades dos pacientes de todo Estado e não apenas do ensino e pesquisa”, ressaltou Fábio Vilas-Bom, durante a conversa com os funcionários da unidade.

Em sintonia com a Sesab, o diretor geral do HAN, que assumiu há 30 dias a unidade, o médico-cardiologista Luiz Carlos Passos, reforça o compromisso de ampliar o acesso aos cuidados para doenças cardiovasculares a pacientes de todo o estado. “Ajustes estão em curso na unidade de modo que, sobretudo nos casos de procedimentos de média e alta complexidade, pacientes de todo estado e não apenas da Região Metropolitana sejam atendidos na unidade”, destaca.

Gestão

Diferente do noticiado por alguns veículos de comunicação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) informou, por meio de nota oficial (http://goo.gl/rEMYU1), que a transferência de gestão do Hospital Ana Nery ainda está sendo negociada. Atualmente, ela é feita em conjunto com o estado da Bahia e a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na próxima quinta-feira (21), acontecerá a primeira reunião entre representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), da Ufba e da Ebserh para discutir os termos do novo convênio que se encerra no dia 26 de maio de 2015.

A unidade pertence ao Estado da Bahia e para garantir o fluxo de financiamento do HAN, o orçamento do teto de média e alta complexidade da Bahia é descontado na fonte de forma pré-fixada, ainda em Brasília, no valor R$ 84 milhões. Este recurso é repassado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), que faz a gestão administrativo-financeira da unidade por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex). Não bastasse isso, o Estado da Bahia ainda suplementa o orçamento dessa unidade com recursos próprios e com aproximadamente 200 funcionários.

Ascom Sesab
Han/Transplantes

Notícias relacionadas