Notícias /

II Mostra de Estagiários do Cedeba confirmou o êxito do “Permanecer SUS”

20/05/2015 18:29

A II Mostra de Estagiários do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com participantes do Programa Permanecer SUS, iniciativa da Sesab, em parceria com Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e Instituições de Ensino Superior (IEE), contou com apresentações que confirmaram o sucesso da iniciativa. A avaliação é da coordenadora do Serviço de Ensino Multiprofissional – Semult – do Cedeba, Amália Caldas Porto.

O Cedeba foi o segundo centro a implantar o “Permanecer SUS” – o primeiro foi o Cedap (Centro de Diagnóstico, Assistência e Pesquisa). Programa que começou pelos grandes hospitais, iniciado no Cedeba em março do ano passado, o Permancer SUS manteve estagiários dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social e Farmácia durante um ano. São estudantes do terceiro ao sétimo semestre, que têm oportunidade de complementar a formação do curso, vivendo a experiência do SUS, importante espaço de trabalho para os futuros profissionais de saúde.

Humanização

O Permanecer SUS, segundo explicou Amália Caldas Porto, visa à humanização e a melhoria do atendimento, com ênfase na escuta e acolhimento dos usuários, a fim de fortalecer a Política Nacional de Humanização (PNH). Agora – adiantou – o Cedeba contará com a segunda turma de estagiários, aberta a todas as áreas de saúde. Os estudantes são selecionados com avaliação escrita e, na segunda fase, participam de curso de formação com carga de 24 horas.

Amália Caldas Porto está bastante entusiasmada com a implantação do Permanecer SUS “porque é uma proposta nova, diferente do estágio obrigatório. Bom para usuários e para os estudantes, que poderão conhecer e participar mais intensamente a realidade do SUS”.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/mostra

Notícias relacionadas