Notícias /

Profissionais do CEDAP apresentam trabalhos em Congresso

20/05/2015 13:35

Vinte e quatro trabalhos científicos de profissionais do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) estão sendo apresentados no X Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e VI Congresso Brasileiro de AIDS – DST 10, em São Paulo, entre os dias 17 e 20 de maio.

Os trabalhos selecionados traçam o perfil das pesquisas realizadas no Cedap, relatos de experiências e revelam dados referentes aos usuários atendidos na unidade. Desenvolvidos pelos profissionais das diversas áreas e especialidades, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeuta, os trabalhos serão apresentados no formato no formato pôster e oral.

Entre os trabalhos, está a apresentação oral “Chlamydia Trachomatis e Neisseria Gonorrhoeae em Sítios Extragenitais – Ampliando o diagnóstico em pessoas infectadas pelo HIV”, elaborada pela a médica Ana Gabriela Travassos, em parceria com o Grupo Rotina de Saúde Ampliada (ROSA), que vem desenvolvendo pesquisas na área de DST e HIV no Cedap. “Este trabalho teve como objetivo identificar a prevalência de infecção genital e anal por CT (chlamydia trachomatis) e NG (neisseria gonorrhoeae) em pessoas vivendo com o HIV e fatores de risco associados. Foi encontrada infecção pelo menos por um dos patógenos em região anal de 14% dos homens e 5,6% das mulheres. Observou-se que 83% dos diagnósticos em homens e 39% em mulheres teriam sido perdidos se apenas a triagem urogenital tivesse sido realizada. A ampliação do diagnóstico de outras DST é uma estratégia de prevenção na transmissão sexual do HIV”, ressaltou a média.

Os trabalhos apresentados no Congresso são produções incentivadas aos profissionais, através do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da unidade e buscam contribuir para o conhecimento das IST/Aids no estado da Bahia, cumprindo sua missão de associar assistência à pesquisa, que é papel fundamental do Cedap como unidade referência.

Fonte: Cedap  
Cedap/congresso

Notícias relacionadas