Notícias /

Fórum sobre Malformações Congênitas amanhã e sexta-feira no HGRS

27/05/2015 21:00

Diagnóstico, terapêutica, cuidados paliativos, tomada de decisões difíceis, questões jurídicas, ética, acolhimento das famílias e outros assuntos inerentes aos casos de malformações serão apresentados, discutidos e aprofundados no I Fórum de Malformações Congênitas, que acontece nos dias 28 e 29 de maio no Hospital Geral Roberto Santos. A solenidade de abertura do evento será amanhã (28), às 8h30, no Auditório central do HGRS, andar térreo. As inscrições e entrega de material se dará a partir das 8 horas, e o Fórum acontece pela manhã e à tarde, nos dois dias.

Profissionais, residentes e estudantes ligados à área de saúde materno-infantil formam o público preferencial do evento, que se configura como uma oportunidade para ampliar discussão e compartilhamento de experiências na tentativa de nortear o acompanhamento dessas crianças especiais nas instituições, visando à redução do sofrimento e à sua inserção biopsicossocial. Essa ação também servirá para traçar estratégias para a melhoria da qualidade do atendimento, contribuindo, inclusive, para a formação de protocolos assistenciais.

Na programação do Fórum, as exposições e mesas-redondas abordam a questão das malformações congênitas da forma mais abrangente possível, enfocando desde o pré-natal de risco e atenção humanizada no parto às malformações específicas – urológicas, cardíacas, ortopédicas, bucomaxilofaciais, etc., passando pela visão multidisciplinar com intervenções de profissionais das áreas de clínica, neonatologia, enfermagem, neurocirurgia, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, serviço social e nutrologia, entre outras.

B.F. – DRT/BA 1158
Ascom HGRS