Notícias /

SUGESTÂO DE PAUTA – Governador inaugura primeira UTI Neonatal Cirúrgica do Estado da Bahia

11/06/2015 20:42

No próximo dia 16 de junho (terça-feira), às 10h, o Governo do Estado dará mais um importante passo para o combate da mortalidade infantil, com a inauguração da primeira UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia, que está localizada no Hospital Martagão Gesteira. A inauguração contará com a presença do governador Rui Costa e do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Ao todo, 10 leitos de UTI serão inaugurados, beneficiando mensalmente cerca de 60 recém-nascidos com necessidades cirúrgicas, especialmente nas áreas de neurocirurgia e cirurgia cardíaca. A iniciativa é fruto da parceria entre a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade mantenedora do Hospital Martagão Gesteira, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A instituição também contou com recursos de emendas parlamentares e doações de empresas e pessoas físicas.

O valor do investimento usado para obra do local, mobiliários e equipamentos foi de R$ 2,56 milhões. Além disso, para garantir o funcionamento destes 10 leitos, a Secretaria da Saúde da Bahia irá custear integralmente a sua manutenção, com R$ 6,6 milhões por ano. Cerca de 62 colaboradores entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, devem trabalhar diretamente na unidade. Ainda no segundo semestre deste ano estão previstos mais dez leitos de UTI cardíaca para serem inaugurados na unidade.

A abertura desses leitos permite, simultaneamente, acelerar as cirurgias de recém-nascidos, reduzindo o tempo de espera para os procedimentos para até 30 dias, o que, infelizmente, chegavam a demorar meses, além de liberar leitos em outros hospitais que estão com pacientes internados com longa permanência por não conseguir realizar o procedimento cirúrgico. Salientamos que 100% desses serviços serão regulados pela Central Estadual de Regulação (CES).

O Hospital Martagão Gesteira é uma instituição filantrópica que há 50 anos atende crianças e adolescentes de toda a Bahia, com a prestação de serviços de média e alta complexidade. É o único hospital exclusivamente pediátrico na Região Metropolitana de Salvador (RMS), contando com uma estrutura de 220 leitos e mais de 20 especialidades médicas, entre elas neurocirurgia, cardiologia e oncologia, atendendo em sua totalidade pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ascom/Sesab

Notícias relacionadas