No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Com o simples objetivo de homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Em todo o planeta, a necessidade de sangue é constante, transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes.
Com o objetivo de reforçar o estoque de sangue para o período das festas juninas na Bahia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba), celebra a data antecipadamente, com uma ação especial no hemocentro coordenador, no evento “Sabadão Solidário”, dia 13 (sábado), das 07h 30 às 18h, mobilizando diversos grupos e parceiros com um único objetivo, salvar vidas.
Conforme documentos da OMS, em todo o mundo são obtidas mais de 81 milhões de unidades de sangue por ano, mas apenas 27 milhões dessas unidades são coletadas em países de média e baixa renda. Em 2015 a Organização Pan-Americana da Saúde lança a campanha “Obrigado por salvar minha vida”, buscando agradecer os doadores de sangue que se mobilizam, salvam vidas e incentivam mais pessoas a doarem sangue de forma voluntária e regular.
Em todo o mundo existe uma predisposição em aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros, assim como reconhecer a sua importância em salvar vidas e promover a melhora da saúde e qualidade de vida de muitos doentes.
Quem pode ser dador de sangue?
Pode proceder à doação de sangue se:
• tiver entre 16 e 69 anos de idade
• pesar mais de 50 quilos
• gozar de boa saúde e tenha hábitos de vida saudáveis
O que fazer e o que não fazer depois de doar sangue?
• Deve-se beber líquidos em abundância.
• Não se pode conduzir por 30 minutos.
• Não se pode fumar por duas horas.
• Não se pode beber álcool por 12 horas.
Mais informações no site hemoba.ba.gov.br.
Fonte: Ascom Hemoba
/hemoba/dia doador
26/02/2021 10:56
04/02/2021 15:10