Notícias /

Empatia e comunicação: ingredientes necessários para fomentar humanização na saúde

17/06/2015 17:28

A humanização no trabalho torna-se cada vez mais necessária. Essa importância é ainda maior na área da saúde, porque o trabalhador lida com a dor, com pessoas que estão ansiosas, com medo, preocupação. Por isso, a empatia e a comunicação com o paciente são essenciais, como destacou a psicóloga do Hospital Geral do Estado (HGE), Andrea Teixeira Machado, na palestra “O trabalho na saúde na perspectiva da Humanização: faço o que posso? posso, então eu faço”, para os colaboradores do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A palestrante, que integra a Comissão de Avaliação de Desempenho do HGE e também é apoiadora do Fórum da Gestão de Humanização do Trabalho na Saúde, que subsidia a Política Estadual de Humanização que vem sendo construída, disse que a satisfação do servidor é muito importante para o fortalecimento da humanização na saúde. Como o servidor está na ponta, em contato com o usuário, a maneira como ele se relaciona e atende o paciente contribui para a construção da imagem da instituição.

A palestra, uma ação da Coordenação de Recursos Humanos (RH) do Cedeba, é um retorno às demandas dos servidores. Teve como objetivo sensibilizar os servidores sobre o tema e fomentar a inserção da Política de Humanização no planejamento e ações desenvolvidas na unidade.

Política Nacional

A humanização da saúde e tão importante que ganhou política nacional, desde 2003, criada pelo Ministério da Saúde: a Política Nacional de Humanização (PNH). Em sua estrutura interna, objetiva efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de gestão e fomentar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. Está pautada em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e protagonismo dos sujeitos.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/empatia

Notícias relacionadas