Notícias /

Ambulatório de Pneumologia Infantil do HEOM completa 25 anos

06/07/2015 14:53

O ambulatório de Pneumologia Infantil e o Centro de Referência em Fibrose Cística da Bahia, que funcionam no Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), estão completando, no dia 10 de julho, 25 anos de fundação. Para comemorar a data, será realizada uma cerimônia, no dia 10 de julho, às 18h, no auditório do Othon Palace Hotel, em Ondina, durante a realização do XVI Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia, que este ano será realizado aqui em Salvador.

Serviços criados em 1990, pelas médicas pneumologistas Rosana Franco e Maria Angélica Santana, são responsáveis pelo grande número de atendimentos a crianças e adolescentes de Salvador e de outros municípios do estado.

“Dados do Datasus apontam que existe uma carência de serviços desta natureza, que atendam a grande demanda de doenças respiratórias na infância, responsáveis por cerca de 70% das consultas ambulatórias em pediatria”, esclarece Rosana Franco. Segundo ela, o sucesso deste trabalho se deve à qualidade da equipe técnica de atendimento, e ao alto grau de resolutividade para os problemas de saúde da população assistida.

O serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras e técnicas de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e farmacêuticos. “Este ambulatório, que também é Centro de Referência em Asma e Tuberculose, além da Fibrose Cística, propiciou espaço para treinamento e capacitação de estudantes em diversas áreas de saúde”, afirmou a médica. Além disso, os dados estatísticos dos atendimentos também fizeram parte de publicações científicas e teses de mestrado e doutorado.

Fibrose Cística

Também conhecida como mucoviscidose, a fibrose cística, uma doença genética, de herança autossômica recessiva, ou seja, passa tanto do pai quanto da mãe para filho. A doença é caracterizada pelo acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo.

A doença se manifesta basicamente com sintomas respiratórios, gastrointestinais e presença excessiva de cloro no suor. Causada por um gene defeituoso, a fibrose cística induz o organismo a produzir secreções espessas que obstruem pulmões e pâncreas.

Asma

Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas ou brônquios. O inverno é a época do ano em que mais ocorrem casos de asma. Um dos motivos é o fato de que, neste período, há aumento dos casos de resfriados e outras infecções virais, fatores importantes na precipitação de quadros agudos.

Carpete, cortina e casa pouco iluminada, são um verdadeiro paraíso para os ácaros e um drama para crianças e adultos com asma. A doença causa falta de ar, chiado no peito e cansaço. Durante uma crise de asma, a pessoa sofre com a falta de ar. A doença não tem cura, mas há tratamento para controlá-la.

Ascom/Sesab
/heom/aniversários ambulatórios

Notícias relacionadas