Ações de combate à tríplice epidemia foram apresentadas na CIB

23/07/2015 22:49

Durante a 231ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB),  que ocorreu nesta quinta-feira (23), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou as ações de combate à tríplice epidemia (dengue, zika e chikungunya) que atinge a Bahia.

Vilas-Boas destacou a elaboração de um projeto de combate à epidemia que será lançado no próximo dia 30, com a presença do ministro da Saúde, Artur Chioro; solicitação de R$15 milhões ao Ministério da Saúde (MS); bloqueio de dois leitos nos hospitais regionais das cidades pólo; capacitação de 600 médicos; criação da sala de situação; estabelecimento de fluxos, dentre outros. O secretário ainda deu posse a Ita de Cássia Aguiar e a José Raimundo Mota de Jesus, superintendentes da Sesab, que passaram a fazer parte da CIB.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Aparecida Castro, apresentou o panorama da tríplice epidemia da Bahia. Explicou a evolução de alguns casos para doenças neurológicas como a Síndrome Guillain-Barre e explicou aos gestores municipais a questão do contingenciamento do larvicida para combate ao mosquito aedes aegypti, que é distribuído pelo MS.

A diretora de Gestão do Cuidado, Liliane Mascarenhas apresentou o Plano de Ação da Rede Psicossocial de Itabuna e Irecê. Além disso, foram aprovados os credenciamentos dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Sapeaçu, Mansidão, Santa Bárbara; da Equipe da Saúde da Família de Firmino Alves, Biritinga, Euclides da Cunha, Canavieira e Agente Comunitário de Saúde do município de Presidente Tancredo Neves, dentre outros encaminhamentos realizados durante a reunião.