O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, é uma unidade Sentinela para registro de acidente de trabalho. Isso significa que o HGCA possui a capacidade para identificar, investigar e notificar agravos relacionados à saúde do trabalhador. Uma equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HGCA fica responsável por contabilizar e notificar estes casos.
De acordo com Maria Auxiliadora, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HGCA, de janeiro a julho deste ano, 404 pessoas foram atendidas no hospital vitima de acidentes de trabalho, destes, 52 trabalhadores de Feira de Santana e região deram entrada na unidade vítimas de acidentes ocupacionais graves, e 44 trabalhadores foram acidentados com material biológico.
Para marcar as comemorações ao dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (27 de julho) foram realizadas ações educativas no corredor do HGCA e palestras no auditóriosobre Estatística de Acidentes Ocupacionais Notificados no Clériston Andrade e Treinamento em Biossegurança. As ações foram realizadas com a parceria de diversos setores da unidade a exemplo do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador do Hospital Geral Clériston Andrade (SIAST), Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde (PGRSS), Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), Recursos Humanos (RH), Diretorias e Centro Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
Fonte: Ascom
HGCA /hgca/acidentes
11/01/2021 11:09
27/11/2020 10:28