Notícias /

Semana Mundial de Amamentação no Iperba

03/08/2015 14:52

Em decorrência da Semana Mundial de Amamentação (SMAM), que acontece todos os anos no mês de gosto, o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) irá promover e participar de diversas atividades em apoio à amamentação. Os eventos acontecerão nos dias 6, 7 e 8 próximos, em parceria com o Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (COAMAS).

A SMAM 2015 acontece em 120 países, de 1º a 7 de agosto, com o tema “Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos”. O Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) estabelece que o poder público, as instituições e os empregadores devem oferecer condições adequadas ao aleitamento materno. Isso significa que as mulheres que trabalham fora têm direito a amamentar seus filhos, mesmo nas horas que estão trabalhando. Neste sentido, a campanha deste ano visa mostrar que é possível e um direito de toda mulher amamentar e trabalhar.

Importância da amamentação

De acordo com o Ministério da Saúde, através do leite materno o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarreia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. A amamentação é ainda importante para o desenvolvimento da face da criança, para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração. O leite materno deve ser o único alimento do bebê até o sexto mês de vida. A partir dos 6 meses a criança deve receber alimentos complementares e continuar a ser amamentada, no mínimo, até os 2 anos de idade.

Banco de Leite Humano do Iperba (BLH)

O BLH do Iperba foi inaugurado em 2009 e realiza ordenha de mães com filhos internados na Unidade Semi-Intensiva, além de realizar coleta de leite humano nas residências das doadoras, com o apoio do 12º Grupamento de Bombeiros (Salvar). A unidade precisa manter um estoque mensal de 40 litros de leite humano para atender os bebês prematuros internados na sua unidade semi-intensiva.

Atualmente, o Iperba está com 33 litros em estoque, ou seja, com um déficit mensal. Toda mulher que amamenta pode fazer a doação de leite, basta estar saudável e não tomar nenhum tipo de medicamento que interfira na amamentação. Para doar é preciso apenas ligar para o Bando de Leite Humano do Iperba, através do telefone (71) 3116-5118 ou e-mail iperba.blh@saude.ba.gov.br .

Programação SMAM 2015

Dia 05/08 (quarta-feira) – 14h

Palestra Amamentação e Trabalho – Ana Paz

Local: Auditório do Iperba

Dia 06/07 (quinta-feira) – 13h30m às 17h30m

Amamentação e Trabalho – Ana Paz

Local: Auditório do Ministério Público do Estado da Bahia, Av. Joana Angélica, 1312

Inscrições: E-mail: aleitamento.salvador@gmail.com
Telefone: (71) 3202-1047

Dia 07/07 (sexta-feira)

10h – Reinauguração da sala de espera da Estimulação Precoce, BLH e USG  

14h – Ato Público em Defesa do Aleitamento Materno                 

Local: Maternidade José Maria de Magalhães Neto – Pau Miúdo

Fonte: Iperba
Iperba/amamentação

Notícias relacionadas