Secretaria da Saúde do Estado investe na requalificação da rede de saúde no interior

07/08/2015 21:44

Investir na requalificação física de hospitais, profissionalizar a gestão e adquirir equipamentos modernos são algumas das iniciativas para fortalecer a rede de saúde pública no interior. Com esta perspectiva, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, assinou nesta sexta (7), o termo de cessão de um sistema completo de anestesia e de um foco cirúrgico que serão destinados para o Hospital Municipal de Jaguaquara, uma das quatro cidades visitadas hoje.

Com o investimento total de R$ 96 mil, a expectativa é que o número de cirurgias realizadas na unidade passe de dez por semana para vinte. Para o prefeito do município, Giuliano Martinelli, a visita e a cessão dos equipamentos demonstram o comprometimento do Governo do Estado com a expansão da saúde na Bahia. “O secretário apresentou solução para a questão das cirurgias no município. É um benefício para a população, uma vez que não será preciso sair da cidade para realizar alguns procedimentos”, afirmou o prefeito.

Já em Maracás, segundo município visitado, o fortalecimento da atenção obstétrica com parto humanizado foi o destaque. A cidade, que hoje tem cobertura de Saúde da Família de 65% e conta com quatro profissionais do Mais Médicos, passará por um estudo de viabilidade para implantação de leitos PPP (pré-parto, parto e puerpério).

Seminário de Humanização

Em Jequié o titular da pasta da Saúde participou do encerramento do I Seminário de Humanização do Hospital Prado Valadares (HGPV). O evento, que teve início nesta quinta- feira (06) e foi realizado no Centro de Cultura de Jequié, reuniu profissionais do HGPV, da Base Regional de Saúde, do Ministério da Saúde, da Universidade do Sudoeste da Bahia, além de estudantes.

Fábio Vilas-Boas destacou que é um grande diferencial acolher o paciente nas unidades de forma humanizada. “Sem dúvida, essa discussão acaba refletindo no profissional e conseqüentemente no atendimento ao paciente”, afirmou o secretário que parabenizou a equipe do hospital por estar se dispondo a serem profissionais melhores. Outra boa notícia para os baianos refere-se a ampliação do HGPV. “Inicialmente estava prevista apenas uma reforma na emergência, mas decidiu-se que o hospital será praticamente duplicado, tornando-se a maior unidade de saúde do interior da Bahia, com cerca de 240 leitos”, destaca.

Na última parada, em Ipiaú, foi garantido investimentos na reforma física do Hospital Estadual na cidade, além da qualificação do seu parque diagnóstico, com a instalação de um tomógrafo e um Arco C a fim de que sejam realizadas cirurgias ortopédicas de maior complexidade. “Iremos corrigir o déficit de médicos e profissionais administrativos, além de instalar um laboratório de 24h. Com isso, o hospital será mais resolutivo e importante na rede de urgência e emergência”, afirma o secretário estadual.

Ascom Sesab