Notícias /

Secretaria da Saúde do Estado realiza mais de 1,8 mil mamografias em três dias

07/08/2015 17:47

Em apenas três dias de atendimento (03 a 05/08), o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, atuando nas regiões de Paulo Afonso e Barreiras, realizou 1.815 mamografias em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença. Nessas regiões, o programa continuará atendendo até o dia 19, em 24 municípios dessas regiões de saúde.

Na primeira fase, as mulheres, que foram identificadas através das Unidades Básicas dos Municípios e Secretarias Municipais da Saúde realizarão os exames em um caminhão equipado com dois mamógrafos, onde cada equipamento tem capacidade para realizar, em média, 70 mamografias/dia, totalizando 140 mamografias/dia/unidade. Além de Paulo Afonso e Barreiras, o atendimento prossegue também nos municípios de Glória, até sábado (08); Riachão das Neves, até quarta-feira (12), São Desidério, até o dia 14; e Cristópolis, até hoje (07).

Após a mamografia, num segundo momento, serão realizados os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.

Próximos municípios a serem visitados

A partir desta segunda-feira (10), na região de Barreiras, prosseguindo até o dia 15, as mulheres de Baianópolis serão atendidas pelo Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. Em Formosa do Rio Preto, a iniciativa estará a partir do dia 14, prosseguindo até o dia 21. Já de 17 a 21, será a vez da população feminina de Tabocas do Brejo Velho. Também de 17 a 22, Cotegipe recebe o Programa.

Em Luiz Eduardo Magalhães, o Programa de Rastreamento começa no dia 21, prosseguindo até o dia 02 de setembro. Angical será no período de 24 a 29. Brejolândia de 24 a 28.

Na região de Paulo Afonso, o programa atenderá em Rodelas, a partir desta terça-feira (11), prosseguindo até o dia 13. No período de 17 a 24, serão atendidas as mulheres do município Abaré. Em Santa Brígida, o atendimento será de 22 a 28 e finalizando o mês de agosto, a partir de 31, até 5 de setembro, será atendida a população feminina de Jeremoabo.

 

Ascom/Sesab

Notícias relacionadas