Notícias /

Creasi realiza treinamento para profissionais da atenção básica

12/08/2015 21:08

Acontece nesta terça-feira (12), até às 17h, no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) o Treinamento em Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), estruturado em articulação com a secretaria de saúde do município de Salvador. O encontro reune profissionais das mais diversas áreas que atuam em Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A atividade, que tem como foco a avaliação funcional de idosos, é parte do processo de reformulação do modelo de atendimento atualmente realizado no Creasi, que reafirma a função do Centro de Referência no apoio matricial às equipes de atenção básica. O objetivo principal do treinamento é instrumentalizar os profissionais da atenção básica, favorecendo um cuidado mais qualificado e efetivo da pessoa idosa.

Pela manhã, a médica geriátrica Josecy Peixoto apresentou a Avaliação Geriátrica Ampla, com enfoque na identificação de idosos frágeis. Durante a tarde, a terapeuta ocupacional Helena Patáro apresenta o Formulário de Referência para o Creasi, orienta sobre o processo de encaminhamento e sobre o Plano Integrado de Cuidados, e a fisioterapeuta Diana Noronha aborda a utilização das escalas de rastreio para a avaliação da capacidade funcional no processo de envelhecimento.

Fonte: Creasi
/cespsaude/idoso/treinamento

Notícias relacionadas