Secretário da Saúde visita Hospital Regional de Teixeira de Freitas

24/08/2015 16:58

Com o objetivo de ampliar os serviços de média e alta complexidade no Extremo Sul baiano, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acompanhado da vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Michel, visitou o Hospital Regional de Teixeira de Freitas nesta segunda-feira (24) para avaliar a resolutividade da unidade e propor uma estratégia que fortaleça seu papel na região, com a melhoria da gestão e fluxo financeiro adequado à sua realidade.

De acordo com o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco, e o secretário de Saúde do município, Eujácio Dantas, o hospital tem potencial de faturamento na casa de R$ 5 milhões por mês, mas atualmente processa apenas R$ 2,2 milhões, obrigando a prefeitura a aportar recursos do tesouro para manter a unidade em funcionando.

Para alterar esta realidade, Fábio Vilas-Boas propôs uma solução que envolve o credenciamento de serviços e procedimentos, com o estabelecimento de metas e pagamento por produtividade, além de o aperfeiçoamento de processos administrativos, sobretudo, o de faturamento, bem como a reavaliação da Programação Pactuada Integrada (PPI).

“Buscamos descentralizar a assistência no estado e para isso é preciso estruturar a rede. Aqui temos o interesse de ampliar serviços de hemodinâmica, neurocirurgia, além de cirurgia cardíaca e ortopédica”, destaca o secretário Fábio Vilas-Boas, que ressalta ainda a necessidade de que todas as unidades públicas de saúde estaduais e municipais devem primar pelo profissionalismo e ter ganhos de eficiência.

P.B./Ascom
/hospital/Teixeira de Freitas/visita