Notícias /

Cirurgiões e residentes do HGRS recebem treinamento em colocação de prótese vascular

26/08/2015 18:30

Manusear um equipamento que reproduz uma situação bem próxima da real é uma forma de aprendizado capaz de aumentar a segurança do profissional na sala de cirurgia. Por este motivo, médicos cirurgiões e residentes em cirurgia vascular se revezaram nesta quarta-feira (26), durante todo o dia, no Auditório do prédio Anexo do Hospital Geral Roberto Santos, em um treinamento para colocação de prótese em cirurgia endovascular, para o tratamento de aneurisma de aorta, torácica e abdominal.

O treinamento com utilização de equipamentos tecnológicos com equipes de cirurgia vascular acontece periodicamente, como esclarece o coordenador médico da área, Dejean Amorim. “Aprendemos na máquina, para depois atender o paciente. No caso da endoprótese vascular, são vários treinamentos, com materiais diferentes, porque cada endoprótese tem suas características e uma se adapta a um paciente e outra, não”, explica Dejean, que atua com os preceptores Leonardo Cortizo e César Amorim no acompanhamento aos residentes.

No treinamento específico de hoje, foi utilizada a Hands-on Endoprótese, um simulador para colocação de prótese em cirurgia endovascular. “Estamos proporcionando aos médicos uma simulação do real procedimento, para que eles possam realizá-lo de forma prática e segura”, diz Natália Boone, especialista em Endoprótese da Medicicor, empresa responsável pelo treinamento junto com a Medtronic.

B.F. DRT/BA 1158 / Ascom HGRS
Roberto Santos/treinamento vascular

Notícias relacionadas