Profissionais da saúde de nível superior que atuam em unidades de urgência e emergência da rede pública, técnicos das vigilâncias sanitária e epidemiológica e de saúde do trabalhador, além dos estagiários do próprio Centro de Informações Antiveneno (Ciave), participam na próxima sexta-feira, dia 28, das 8h30 às 18 horas, no Fiesta Convention Center, do 3º Seminário de Toxicologia. O evento, que tem como objetivo fortalecer o debate em torno do panorama nacional dos envenenamentos, com ênfase para o estado da Bahia, marca o encerramento das atividades em comemoração aos 35 anos de fundação do Ciave, iniciadas na última segunda-feira, com uma atividade interna de integração.
A data de fundação do Ciave, 30 de agosto, é também o Dia Estadual de Conscientização para a Prevenção da Intoxicação por Substâncias Químicas, instituído através da lei 9.205. Para assinalar a data, está acontecendo a 1ª Semana Estadual de Prevenção às Intoxicações, com atividades educativas e científicas. Ontem, 30 servidores do centro foram à sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, para doar sangue e medula óssea. Hoje, das 8 às 17 horas, no saguão do Hospital Geral Roberto Santos, acontece exposição sobre as atividades e a trajetória do centro, com distribuição de material educativo.
Seminário de toxicologia
Encerrando as atividades, será realizado o 3º Seminário de Toxicologia, que terá entre os palestrantes a médica Patrícia Ciruffo, do Serviço de Toxicologia de Belo Horizonte; o médico Francisco de Siqueira França, da USP; os médicos Gustavo Tanajura e Daniel Rebouças, diretor do Ciave; o farmacêutico Jucelino Nery, do Ciave, e a psicóloga Soraya Carvalho, também do Ciave, responsável pelo Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS). Entre os temas que serão enfocados estão: “Abordagem inicial ao intoxicado agudo”, “As especificidades do atendimento ao paciente suicida”, “Diagnóstico e tratamento dos acidentes por animais peçonhentos” e “As intoxicações por agrotóxicos e outros produtos”.
A comissão organizadora do evento alerta que as vagas para o seminário são limitadas, a inscrição é gratuita e deve ser realizada previamente, aqui.
No caso de dúvidas e informações, pode-se manter contato com a comissão organizadora através do e-mail ciavetoxicologia@gmail.com.
Programação do Seminário
8 às 8h30 – Entrega de material
8h30 às 8h45 Mesa de Abertura – Ciave 35 Anos a Serviço da Vida
8h45 às 9h45 Introdução à Toxicologia
Palestrante – Gustavo Tanajura, médico/Ciave
9h45 às 10h – Intervalo
10h às 11h – Abordagem Inicial ao Intoxicado Agudo
Palestrante – Patrícia Drumond Ciruffo, médica/Servitox-Belo Horizonte/MG
11h às 12h – As Especificidades do Atendimento ao Paciente Suicida
Palestrante – Soraya Carvalho, psicóloga/NEPS-Ciave
12h às 14h – Almoço
14h às 15h – Epidemiologia e o Programa de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos
Palestrante – Jucelino Nery, farmacêutico/Ciave
15h às 16h – Diagnóstico e Tratamento dos Acidentes por Animais Peçonhentos
Palestrante – Francisco de Siqueira França, médico/Faculdade de Medicina da USP/SP
16h às 16h30 Intervalo
16h30 às 17h30 Intoxicações por Agrotóxicos e Outros Produtos
Palestrante – Daniel Rebouças, médico, diretor do Ciave
17h30 às 18h – Debate e encerramento
A.G. Mtb 696/Ba
Ciave/seminário