Notícias /

Central Estadual de Regulação terá Comissão Local de Saúde do Trabalhador

03/09/2015 22:11

A equipe do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast) da Central Estadual de Regulação iniciou o processo de implantação da Comissão Local de Saúde do Trabalhador (CLST) com objetivo de fomentar a participação dos trabalhadores nos processos decisórios relacionados à garantia de boas condições de trabalho.

Nesta etapa de divulgação, estão sendo realizadas rodas de conversa com os trabalhadores. Entre os temas abordados estão a importância da formação da CLST e Vigilância dos Acidentes de Trabalho. Os eventos contaram com a participação de 52 trabalhadores. As próximas etapas serão a abertura das inscrições, processo eleitoral e capacitação dos membros eleitos.

Para as unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sob gestão direta, a CLST equipara-se à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) por possuir as mesmas atribuições e ainda outras que têm em vista à promoção da saúde, para além da prevenção de riscos ou agravos relacionados ao trabalho. Um diferencial é o fato de todos os seus membros serem eleitos diretamente pelos trabalhadores. Baseada no modelo operário italiano, sua instituição no Sistema Único de Saúde é determinada pela Resolução CNS n.º 330, de 04 de novembro de 2003 e pela portaria Sesab 1761 de 20 de dezembro de 2012 que institui o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador da Sesan (Paist).

As CLST serão constituídas em todas as unidades da Sesab, com duração de dois anos, podendo candidatar-se trabalhador de qualquer tipo de vínculo. Atualmente, estão presentes em nove unidades da Sesab: Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), Hospital Couto Maia (HCM), Hospital Clériston Andrade (HGCA), Hospital de Base de Vitória da Conquista (HBVC), Centro de Prevenção e Reabilitação do Portador de Deficiência (Cepred), Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e Diretoria de Vigilância a Saúde do Trabalhador (Divast). O Hospital Luis Viana Filho, em Ilhéus, também está em fase de implantação.

Mais informações sobre a instituição das CLST estão disponíveis no aqui, no Manual de Implantação e Funcionamento do Paist, ou na Coordenação do Paist, na Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, pelo telefone (71) 3115 4397

Fonte: Paist
Siast

Notícias relacionadas