Notícias /

Organização de Procura de Órgãos lança campanha de incentivo à doação

09/09/2015 17:29

A Organização de Procura de Órgãos de Feira de Santana (OPO/Feira), que funciona no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), realiza neste mês a Campanha Setembro Verde – Esperança e solidariedade. As ações são alusivas ao dia 27 de Setembro, data em que se comemora o Dia Nacional de Incentivo à doação de Órgãos e Tecidos.

De acordo com Fernanda Cláudia Santos, enfermeira referência da OPO/Feira a campanha tem como objetivo incentivar a doação de órgãos na cidade, além de levar a esperança como ato de solidariedade. “Falar em doação de órgãos é falar de solidariedade e cidadania, é levar informações às pessoas para que conheçam o processo de doação e transplante, promovendo transparência e favorecendo as doações”, disse Fernanda acrescentando que o transplante é o único tratamento que depende exclusivamente da solidariedade humana e de políticas públicas eficazes de acordo o princípio do SUS.

Em 2014, cerca de 43 pessoas foram diagnosticadas com morte encefálica em Feira de Santana e região. Destas, apenas 13 tiveram seus órgãos doados, isso porque, em sua maioria, houve negativa por parte dos familiares no que diz respeito à captação de múltiplos órgãos. De acordo com a Central de Transplantes, atualmente, na Bahia existem 2.263 pacientes na fila para transplantes aguardando por um órgão ou tecidos. A maior procura é por transplante de córnea com 1.187 pessoas aguardando na fila, seguido de Rim com 941 pacientes; 102 pessoas aguardam por um transplante de fígado e 33 de medula óssea. Para se tornar um doador de órgãos, basta comunicar à família a sua decisão.

Fonte: Ascom/HGCA
/hgca/dia da doação

Notícias relacionadas