Notícias /

Equipe do HGRS participa de curso promovido pelo Hospital Sírio-Libanês

10/09/2015 18:50

Uma equipe de profissionais da área assistencial do Hospital Geral Roberto Santos participa, juntamente com profissionais de outras entidades, de um curso para utilização do método Lean, utilizado em gestão e na indústria para otimizar processos de trabalho. Neste curso, oferecido ao HGRS pelo Hospital Sírio-Libanês, o objetivo é aplicar o método no Serviço de Urgência, desde a admissão à alta do paciente. A duração é de 24 horas/aula, sendo o curso ministrado hoje (10) e amanhã (11) pela manhã e à tarde, e no sábado pela manhã.

O método Lean, explica o instrutor Welfane Cordeiro, do Hospital Sírio-Libanês, utiliza metodologias empregadas na indústria para otimizar e melhorar o serviço nas Emergências hospitalares: “Melhora o fluxo dos pacientes, diminuindo o tempo de atendimento e de permanência, com mais qualidade”. O Sírio-Libanês é o hospital de excelência que atua como apoiador do Hospital Geral Roberto Santos dentro do programa S.O.S. Emergências, do Ministério da Saúde.

O diretor Executivo do HGRS, Hugo da Costa Ribeiro Jr., também participa do curso, assim como o apoiador institucional do Ministério da Saúde, Fernando Dias. Além de Welfane Cordeiro, atuam como instrutores os engenheiros Alécio Rodrigues e Marcos Naghettini, da Francoforte Engenharia, empresa de consultoria para melhorias de processos de produção e operacionais, inclusive em instituições hospitalares. Profissionais da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Central Estadual de Regulação também participam do curso.

No treinamento para sensibilização dos profissionais, estão sendo apresentadas a metodologia e as ferramentas de trabalho do método Lean (palavra que pode ser traduzida como “magro” ou “enxuto”), tanto de forma teórica como prática. Após exposição do arcabouço teórico, reproduzindo o funcionamento de um Serviço de Urgência desde a triagem para admissão do paciente até sua alta, passando pela internação, serão feitas simulações de situações reais e uma análise do que foi experimentado e aprendido.

Ascom HGRS
/hgrs/sirio libanês

Notícias relacionadas