Notícias /

9ª Conferes ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro

15/09/2015 14:36

Data e local da 9ª Conferência Estadual de Saúde (Conferes) foram alterados através de publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 15. O evento ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no Senai Cimatec, Piatã, em Salvador, com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”.

As conferências acontecem a cada quatro anos e contemplam três etapas: municipal, estadual e nacional. Neste ano são oito os eixos temáticos que norteiam os debates em todo o país: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação e controle social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relacionamento público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação no SUS; e Reformas democráticas e populares do Estado.

Na etapa municipal, pela primeira vez, teve a abrangência dos 417 municípios, de onde saíram 6.950 propostas que foram encaminhadas para a fase estadual. Os representantes são escolhidos entre todos os segmentos da sociedade, representados através de movimentos sociais, representantes de classes e usuários do sistema.

Estas propostas são apresentadas na Conferência Estadual, quando acontece a votação, e escolhidas aquelas que serão encaminhadas à fase nacional de onde são extraídas as diretrizes para o planejamento da Política Estadual de Saúde para quatro anos, que vão desde ações para o fortalecimento da imunização e vigilância, passando pela promoção e prevenção da saúde, até a capacitação e qualificação dos recursos humanos.

Ascom Sesab
IXConferes

Notícias relacionadas