Notícias /

Creasi realiza reciclagem sobre notificação de violência

16/09/2015 21:09

Considerando a violência como uma importante questão de saúde pública e o imprescindível papel dos profissionais de saúde na produção de informações úteis no combate a esse problema, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), realizou treinamento sobre o sistema de notificação de violência e preenchimento da Ficha de notificação/investigação individual.

A atividade aconteceu nesta terça-feira (15), voltada para a equipe do Creasi, com o objetivo de esclarecer dúvidas e reciclar os profissionais de saúde que se deparam com situações de violência constantemente, além de iniciar o processo de implementação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) na unidade.

A questão da violência já entrou para o rol de notificação compulsória, mas é necessário que, paralelamente à notificação dos casos de violência doméstica, sexual e de outras violências, deva ser realizada a comunicação ao Conselho do Idoso, ao Ministério Público ou à Delegacia do Idoso.

A notificação corresponde ao processo de informar o caso à vigilância em saúde do município para a tomada de ações de saúde. Já a comunicação diz respeito ao ato de informar aos órgãos de direito e de proteção para a tomada das medidas protetivas. No caso dos idosos, a mera suspeita deve ser notificada.

Fonte: Creasi
/idoso/notificação violência

Notícias relacionadas