Saúde Pública de Qualidade é debatida na III Mostra de Pesquisa do HGCA

17/09/2015 20:59

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através do Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento (NUPED), em parceria com instituições de ensino superior conveniadas ao hospital, realizou nos dias 16 e 17 de setembro de 2015 a terceira edição da Mostra Integrada de Pesquisa do HGCA. A conferência foi realizada no auditório do SEST/SENAT, Avenida de Contorno, S/N, 35º BI, Feira de Santana e teve como tema “Saúde de qualidade, direito do povo brasileiro”.

A palestra da professora, Maria Lucia Servo, marcou a abertura do evento. Lucia foi a primeira coordenadora de enfermagem do HGCA e falou sobre a pesquisa como estratégia para o exercício da cidadania e qualidade de vida. “O hospital Clériston Andrade possui um importante papel na historia do desenvolvimento de Feira de Santana. Admiro o trabalho prestado nesta unidade hospitalar e sei dos desafios enfrentados para prestar uma assistência de qualidade”, disse.

Na opinião de José Carlos Pitangueira, diretor-geral do HGCA, o sucesso desta III mostra de pesquisa só confirma que o trabalho prestado pelo núcleo de pesquisa do Clériston Andrade está cada vez mais consolidado. “Não temos em Feira de Santana um campo de pesquisa na área de saúde melhor do que o HGCA. Daí a importância e necessidade de continuarmos com este trabalho, que nada mais é do que uma prestação de contas dos funcionários, estudantes e professores que utilizam o hospital para suas pesquisas”, afirma Pitangueira.

De acordo com Míriam Caldas, coordenadora da Mostra de Pesquisa, este ano o evento bateu recorde tanto de inscrições de trabalhos quanto de público. “A Mostra de Pesquisa é uma devolutiva para a sociedade de toda produção cientifica que é realizada dentro do hospital Clériston Andrade. Só tenho que comemorar pois, tivemos um bom publico presente e este ano o numero de trabalhos inscritos e aprovados superou os outros dois anos”, comemora.

O evento contou com a presença do diretor da rede Própria da Sesab, Jassicon Queiroz, representando o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Também estiveram presentes Eurelino Coelho, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uefs,, professor Edson Dias, diretor da Faculdade Adventista – Fadeba, Cristiano Lobo diretor da FTC, alunos, professores , funcionários do hospital, bem como o deputado Zé Neto e outras autoridades da região.

Fonte: Ascom HGCA
/hgca/mostra finalizada