Notícias /

Sesab realiza treinamento para profissionais de Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos

18/09/2015 14:45

Quarenta e cinco profissionais de saúde que atuam em Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) participaram hoje, no auditório do Hospital Geral Roberto Santos, de um treinamento no processo doação/transplante. O evento foi aberto pelo coordenador do Sistema Estadual de Transplante, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o médico Eraldo Moura, que falou sobre a situação dos transplantes no Brasil e na Bahia.

Entre os temas abordados estão: a legislação brasileira de transplantes, etapas do processo de doação e transplante de órgãos e tecidos, comunicação da morte encefálica e entrevista familiar para doação e diagnóstico de morte encefálica.

Na Bahia existem, atualmente, sete Organizações de Procura de Órgãos – OPOs, sendo 03 em Salvador e Região Metropolitana e quatro no interior (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Teixeira de Freitas), e 46 Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTTs.

O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes ressalta que os investimentos que estão sendo feitos no programa de transplantes da Sesab apresentam resultados positivos, mas que ainda existem inúmeros obstáculos a serem vencidos, entre eles o desconhecimento do processo doação/transplante por parte da população e até de alguns profissionais de saúde, o que justifica a realização contínua de treinamentos e cursos de capacitação.

A.G. Mtb 696/Ba
Central de Transplantes/aula

Notícias relacionadas