Creasi realiza programação especial sobre Alzheimer

21/09/2015 18:17

Para celebrar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, comemorado em 21 de setembro, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) realiza uma programação especial, nos dias 23 e 24 de setembro, abordando a doença.

Na quarta-feira (23), às 11h, será realizada Sessão Científica sobre Alzheimer, com a médica geriatra Josecy Peixoto, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Centro, na sala de aula da própria Unidade. O evento é destinado a profissionais que atuam na área de saúde. O número de vagas é limitado e é necessário confirmar presença através do e-mail creasi.comunicacao@gmail.com.

Ainda no mesmo dia, às 14h, as enfermeiras Amélia Oliveira e Nelci Medeiros, coordenadoras do Programa de Apoio ao Cuidador, farão um encontro sobre Memória, exclusivamente para cuidadores e/ou familiares de pacientes acompanhados na unidade.

Já na quinta-feira (24), às 9h, a farmacêutica Silvia Cumming fará Sala de Espera sobre Farmacologia na Doença de Alzheimer, salientando os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde. Às 16h30, será realizado o Cine Debate com o filme “Diário de uma Paixão”, seguido de bate-papo com a psicóloga Jane Bernadete e a enfermeira Amélia Oliveira, para servidores e pacientes.

A produção em debate, “The Notbooke”, em português “Diário de uma Paixão”, é de 2004, dirigida por Nick Cassavetes, baseado num romance de Nicholas Sparks, e conta a história de um casal de idosos que vive numa casa de repouso. Ela, com Alzheimer, lembra-se do marido de vez em quando, depois que ele lê a história dos dois em um diário que ela mesma escreveu no começo da doença.

A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que acomete mais de 35 milhões pessoas em todo o mundo e vem crescendo na mesma medida em que aumenta a população acima dos 65 anos. Segundo dados fornecidos pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizado juntamente com a Associação Internacional de Doença de Alzheimer (ADI), em 2012, estima-se que até 2050 a doença atingirá mais de 115 milhões de pessoas. No Brasil, atualmente, são mais de 1,2 milhões de pessoas com a doença.

O Creasi possui mais de 27 mil pacientes idosos cadastrados. Entre eles, idosos que possuem a doença de Alzheimer e necessitam de atenção especializada. Além do atendimento ambulatorial, a unidade possui a Farmácia de Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que disponibiliza medicamentos para a doença, a idosos da capital e do interior. Informações através do (71) 3270-5719.

Fonte: Ascom do Creasi
Creasi/Alzheimer