Notícias /

Gestores discutem a melhoria da rede direta da Sesab

24/09/2015 18:28

Trabalhar a rede de saúde de forma integrada para identificar os problemas, discutí-los e apontar soluções. Esta é a proposta que está sendo discutida durante a Reunião do Colegiado de Gestão das Unidades da Rede Direta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que ocorre mensalmente.

Na sua segunda edição, hoje (24), no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), com a participação da equipe gestora da Sesab, superintendentes e os diretores das unidades de saúde estão sendo discutidos a redução de gastos, formalização de processos, censo dos hospitais e faturamento.

De acordo com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, estas reuniões fazem parte de um constante processo de capacitação que será oferecido aos gestores da rede, e tem como objetivo permitir que se faça mais gastando o mesmo valor. “Não queremos que vocês gastem menos, queremos que vocês gastem o mesmo valor, mas façam mais”. Ele acrescentou que a iniciativa permitirá ainda que se tenha conhecimento exato das ações desenvolvidas nas unidades de saúde da rede. “E isso será possível a partir da capacitação dos gestores, que passarão a identificar as falhas, apresentar soluções e alinhar a gestão”.

O subsecretário de gestão, Carlos Emanuel Melo, pontuou que a gestão é focada em metas e resultados e, para isso, em cada uma das reuniões haverá discussões específicas. “Vamos monitorar as ações das unidades, para termos parâmetros das ações realizadas”. De acordo com ele, estas iniciativas vão permitir otimizar recursos, reduzir gastos, o que resultará numa maior eficiência da rede.

Carlos Emanuel explicou que as discussões desta quinta-feira abrangem o registro no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), com o objetivo de reduzir as perdas e glosas que existe no faturamento dentro das unidades de saúde do estado, considerando que os registros não são realizados de forma adequada, além da necessidade de alinhar o registro no CNES.

Outra sala de discussão desta segunda edição do evento, contempla o censo hospitalar, que consiste em identificar todos os leitos da rede, informar taxa de ocupação, taxa de permanência para colocar em um sistema on-line, que ficará disponível para toda a rede.

Ascom/Sesab
Reunião/gestores

Notícias relacionadas