Notícias /

Projeto Oncovida minimiza dificuldades e humaniza atendimento no HRJ

25/09/2015 15:06

Buscando promover ações estratégias de prevenção e promoção à saúde e bem-estar, a Comissão de Humanização do Hospital Regional de Juazeiro desenvolveu o Projeto Oncovida. O projeto tem ainda o propósito de sanar dúvidas dos pacientes sobre o seu processo de adoecimento e favorecer um espaço de troca de informações e conhecimentos entre pacientes e profissionais.

Durante duas vezes na semana, os pacientes e acompanhantes do Centro de Oncologia do HRJ contam com uma programação diversificada. Segundo a psicóloga Tatiany Soares, o intuito principal é acolher com responsabilidade as demandas trazidas pelos pacientes. “Nós buscamos promover um espaço de integração que permita aos pacientes um ambiente de abertura, escuta e confiança entre os mesmos, como resultante do processo. Com a realização de oficinas terapêuticas, cinema, palestras, os pacientes conseguem, de uma forma lúdica, minimizar as dificuldades ocasionadas pelo processo de adoecimento”, explica.

O Serviço Social, que também compõe o projeto, auxilia com informações sobre os direitos dos pacientes oncológicos. “Todas as ações geram a integração dos pacientes através de rodas de conversa, sobre temas elencados pelos próprios pacientes a respeito da rotina de tratamento. Temos a oportunidade também de discutir aspectos relacionados aos cuidados diários que o paciente oncológico deve ter com higiene, medicamentos e consultas”, esclarece a assistente social Jusciara de Cássia Ferreira.

Agradecido, o paciente Ivo Souza, parabenizou a equipe pela iniciativa e demonstrou entusiasmo com o projeto. “Todo dia é dia de comemorar a vida, com uma homenagem fica ainda mais fácil encarar as dificuldades e provações que passamos”.

Fonte: Ascom do HRJ
Juazeiro/oncovida

Notícias relacionadas