Notícias /

Ação de impacto encerra campanha de incentivo à doação de órgãos em Feira

28/09/2015 16:52

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através da Organização de Procura de Órgãos de Feira de Santana (OPO/Feira) e do Hemoba, promove o Dia D de Doação. A ação de impacto marca o encerramento da Campanha Setembro Verde – Esperança e solidariedade e será realizada nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, das 9 às 16 horas, em frente ao Hemoba/Feira, que funciona no HGCA. As ações são alusivas ao dia 27 de Setembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Na Bahia existem 2.263 pacientes na fila aguardando por um órgão ou tecido. Os dados são da Central de Transplantes. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgão (ABTO), o maior problema enfrentado é a taxa de negativa familiar que no estado da Bahia é de 65%. Em 2014, cerca de 43 pessoas foram diagnosticadas com morte encefálica em Feira de Santana e região. Destas, apenas 13 tiveram seus órgãos doados. “Campanha de incentivo à doação é a melhor forma de conscientização e o maior trunfo que temos para aumentar estes números”, disse André Guimarães, diretor da OPO/Feira, acrescentando que houve um aumento de 20% no número de doações no período de 2013 a 2014, e que, uma doação múltipla pode ajudar mais de oito pessoas que estão na fila de espera por um transplante.

Dentre as atividades para o Dia D da Doação estão previstas: Doações de sangue, cadastro para doação de medula óssea, distribuição de folders e palestras educativas sobre doação de órgãos e tecidos. A ação conta com o apoio da Central Estadual de Transplantes, estudantes do 10º semestre de enfermagem da UEFS, comunidade Vem Conosco, Pró medula Doe medula, Grupo de Apoio a Doação (GAD) e da Associação Brasileira de Transplantes de Órgão (ABTO).

Fonte: Ascom/HGCA
/hgca/transplantes dia

Notícias relacionadas