Notícias /

Creasi comemora o dia do Idoso

29/09/2015 21:18

Para celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1ª de outubro, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) promoverá atividades especiais. No dia 1º de outubro, quinta-feira, haverá a palestra “Cidadania: os idosos e o trânsito”, com a pedagoga Luzia Reis, da área de Educação para o Trânsito da Transalvador e os pacientes receberão o Cartão do Idoso. Na sexta-feira (2) os pacientes festejarão a data com lazer e entretenimento que inclui piquenique no Jardim Zoológico da capital baiana. Na quarta-feira (7), o Programa de Apoio ao Cuidador exibirá o filme “Doce de mãe” em homenagem às idosas cuidadoras e na sexta-feira (9) o Centro realizará palestra na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. com o tema “O idoso e a necessidade de mantê-lo ativo e integrado na sociedade”, com Wilma Froes e Janine Soub, psicólogas da Unidade.

Para a diretora do Creasi, Mônica Hupsel Frank, a melhor forma de comemorar o Dia do Idoso é oferecendo um serviço de qualidade, eficiente e resolutivo. “O objetivo do Creasi é promover a manutenção da funcionalidade – pilar norteador da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, porque está diretamente relacionada à qualidade de vida”.

A Diretora destaca as ações desenvolvidas para qualificar a assistência e oferecer mais qualidade de vida aos idosos. “Desde o início do ano, foi implantado um novo modelo para atender os pacientes idosos que está centrado na funcionalidade e resgata a garantia do atendimento gerontológico longitudinal, não com foco na patologia existente e sim na capacidade do idoso em manter o gerenciamento das suas tarefas”.

Segundo a geriatra, a unidade procura favorecer a lógica de apoio matricial às equipes da atenção básica compartilhando conhecimento e práticas. “Este ano foram realizados oito encontros para capacitar profissionais da atenção básica, que atuam em Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, são quase 400 técnicos envolvidos com o novo modelo de atendimento. Paralelo a isso, temos um profissional na Unidade que realiza contatos constantes com a Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa do município de Salvador e do Estado, dialogando sobre o atendimento ao idoso”.

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) possui quase 27 mil pacientes cadastrados. A admissão se dá através de Formulário de Referência próprio, encaminhado pela Rede Básica de Saúde e a Unidade também possui a Farmácia de Componentes Especializados da Assistência Farmacêutica (CEAF) que disponibiliza medicamentos para Parkinson, Alzheimer, Dislipidemia e Osteoporose para todo Estado. Informações através do (71) 3270-5719.

Idosos no país

Os idosos são hoje no país 26,3 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 13% da população. A expectativa é que esse percentual aumente e que, em 2060, chegue a 34%, segundo previsão do Instituto. Na Bahia, são 1,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

Fonte: Creasi
Creasi/dia idoso

Notícias relacionadas