Um treinamento sobre como utilizar o eletrocardiógrafo, que ficará na nova sala Emergência Clínica do Hospital Juliano Moreira, foi ministrado nesta terça-feira (01), pelo diretor médico da unidade, Antonio Freire. O treinamento, realizado durante toda a manhã, contou com a equipe de enfermagem do HJM, tendo como “cobaia” o diretor de administrativo, Geovane Costa, que, gentilmente se ofereceu para que o treinamento fosse o mais realista possível.
O eletrocardiograma, como o próprio nome sugere, é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (potenciais elétricos) e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração do coração. Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante na medicina, pois ele permite diagnosticar desde condições inócuas até outras muito graves, como os infartos do miocárdio.
O exame pode detectar arritmias, sobrecargas cardíacas, patologias coronarianas, entre outros diagnósticos. O eletrocardiograma é um exame simples, rápido e indolor, a partir dele problemas cardíacos podem ser detectados e tratados.
Ascom HJM
/hjm/eletrocardiógrafo
22/12/2020 11:26
13/11/2020 10:00
21/10/2020 10:55