Notícias /

CIHDOTT do HEC realiza treinamento para profissionais de saúde

02/10/2015 20:44

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Estadual da Criança (HEC)/Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) realizou, na tarde desta quinta-feira (1), um treinamento oferecido pela equipe do Sistema Estadual de Transplantes.

Durante o evento discutiu-se o diagnóstico de morte encefálica, os aspectos éticos e legais, a manutenção do paciente em morte encefálica e a comunicação de más notícias. Para a diretora de Assistência à Saúde da unidade hospitalar, Milena Pessoa Pisápio, treinamentos como esse são muito importantes para capacitar ainda mais os profissionais de saúde.

“Participaram médicos, enfermeiros, enfermeirandas que realizam estágios na unidade, e outros profissionais de saúde que trabalham na unidade. Isso é muito importante, pois demonstra que nossos profissionais estão sempre buscando se atualizar e aprender cada vez mais para oferecer o melhor atendimento aos pacientes que chegam ao HEC”, declarou a médica.

Sobre a doação de órgãos – Todas as pessoas são doadoras em potencial, após avaliação médica da história clínica e das doenças prévias, e existem dois tipos de doadores: o vivo e o falecido. A família do doador precisa saber dessa decisão, pois é ela quem vai autorizar o médico a fazer o transplante. É possível doar coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas e intestino (órgãos), e córnea, medula óssea, pele, osso, tendão, válvula cardíaca e sangue (tecidos). Mais informações em http://www.saude.ba.gov.br/transplantes/.

Ascom do HEC
Hospital da Criança/CIHDOTT

Notícias relacionadas