Notícias /

Serviço de Endoscopia é pioneiro e referência na rede pública de saúde

02/10/2015 20:49

Primeiro serviço de endoscopia na rede pública baiana de saúde, o Serviço de Endoscopia Digestiva Prof. Dr. Igelmar Barreto Paes, do Hospital Geral Roberto Santos, completa, nesse sábado (3), três décadas e meia de assistência especializada à população. Hoje (2), a data foi lembrada em clima de confraternização e homenagem ao fundador, com descerramento de placa e almoço comemorativo organizado pela equipe.

Ao lado do coordenador médico do Serviço de Endoscopia Digestiva e Centro de Hemorragia Digestiva (SED-CHD), Marcos Clarêncio da Silva; do diretor Geral do HGRS, Antônio Raimundo Pinto de Almeida; e da ex-diretora do HGRS e do SED-CHD, Delvone Almeida, o médico e professor Igelmar Barreto Paes rememorou a história do SED, fundado em outubro de 1980, e do CHD, criado em 1998, ambos pioneiros na rede pública.

Hoje, o SED-CHD, credenciado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia, é considerado o melhor do Norte e Nordeste e é o único, entre os hospitais da Secretaria estadual da Saúde (Sesab), a realizar procedimentos como ecoendoscopia, enteroscopia e cápsula endoscópica, além de funcionar como unidade formadora de profissionais. “Os pacientes são todos canalizados para cá, e aqui foi formada a grande maioria dos endoscopistas da Bahia”, afirmou.

Vestindo a camisa

Entre os pontos destacados pelo médico e professor Igelmar Barreto Paes, a dedicação dos profissionais e residentes, que conferem um ambiente de harmonia ao Serviço. “Todos pegaram amor ao SED-CHD. Não tem um ato de rebeldia ou vandalismo, tudo funciona e as pessoas que vão para outros locais sempre voltam, porque aqui há diálogo, atitude aberta e qualidade de trabalho. Trabalha-se aqui com afinco e vontade de fazer, alguns dos melhores profissionais estão aqui”.

O fundador do SED-CHD também ressaltou a disposição da Secretaria da Saúde do estado da Bahia (Sesab) e da diretoria do Hospital Roberto Santos em ampliar o Serviço, sem perder de vista a qualidade. O diretor Geral do HGRS, Antônio Raimundo, referendou as palavras de Igelmar. “Este é um Serviço de ponta, que faz o que deve ser feito no serviço público: atender bem a população, testar novas tecnologias e formar pessoas, e isso está acontecendo aqui. Estou conhecendo de perto o CHD, que só conhecia de fama”, afirmou.

Em nome de todos que compõem o Serviço de Endoscopia Digestiva e Centro de Hemorragia Digestiva, a ex-diretora do HGRS, Delvone Almeida, entregou a Igelmar Barreto Paes uma placa homenageando-o. “Abrir esse Serviço foi uma tarefa que empreendemos sob a liderança de Igelmar, que agregou muito à vida de cada um de nós e fez a diferença na vida da população, porque alguns exames que não existem na rede pública só são feitos aqui”, disse Delvone.

B.F – DRT/BA1158
Ascom HGRS


Notícias relacionadas