Gestores municipais de saúde passam por capacitação

05/10/2015 19:06

Gestores da área de saúde da Bahia estão passando nesta segunda-feira (5) por uma capacitação promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Na programação do 1º Workshop de Gestão Municipal de Saúde, realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), programação estão temas como regulação, judicialização da saúde, processos de licitação e eficiência em gestão hospitalar.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o workshop faz parte de uma estratégia para capacitar os gestores de saúde baianos. “A intenção é que a Sesab, por meio da Escola Estadual de Saúde Pública, ofereça, em 2016, um curso de 400 horas para os secretários municipais de Saúde”, disse o Secretário.

Um dos temas abordados durante o encontro foi o faturamento, assunto destacado pelo subsecretário de gestão da Sesab, Emanuel Melo, durante a abertura do evento. Segundo ele, é possível aumentar o faturamento das unidades no interior, fazendo com que o custeio das unidades seja mais efetivo. O subsecretário Roberto Badaró também participou da abertura do evento.

Posse do Cosems Bahia

Após o encerramento do Workshop, aconteceu a posse da nova diretoria do Conselho Estadual dos Secretários de Saúde – Cosems Bahia. A nova presidente, Stela Souza, secretária da saúde do município de Itacaré, enfatizou os desafios que virão pela frente e salientou que será preciso muito diálogo e união dos secretários, frente ao cenário econômico vigente na país. Para o secretário da saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o Cosems Bahia é uma instituição que quer contribuir para que o Sistema Único de Saúde funcione com qualidade e assim continuará sendo. “Vivemos um momento de mudanças e sempre vou construir com diálogo, entendendo a necessidade de cada um dos municípios de nosso estado”, afirmou Vilas-Boas.

Ascom/Sesab

Geral/gestores