Notícias /

Projeto de empresa alemã capacita em ventilação mecânica no HGRS

06/10/2015 19:12

Pela primeira vez no Brasil, após percorrer a Índia e países europeus, um projeto da multinacional alemã Dräger, líder mundial em tecnologia médica e de segurança, capacita profissionais da área de saúde. Na Bahia, apenas duas unidades médicas foram escolhidas para sediar as atividades de treinamento em ventilação mecânica do Dräger Truck, projeto que tem este nome por serem as aulas ministradas em um caminhão adaptado: o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, que recebeu ontem o projeto, e o Hospital Geral Roberto Santos, onde a capacitação ocorre hoje (6) e amanhã (7).

A expectativa é que sejam capacitados, durante os dois dias, 240 profissionais de saúde, em especial médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, engenheiros clínicos, como explica Alessandro Magalhães, executivo de Vendas da Dräger Brasil. Profissionais de outros hospitais públicos também participam do treinamento no HGRS, divididos em quatro turmas diárias em curso teórico-prático com duas horas de duração. O projeto percorrerá 33 cidades brasileiras, em todas as regiões, e é voltado para hospitais públicos. O instrutor é o fisioterapeuta Daniel Dolci.

São equipamentos de ponta, a exemplo do novo respirador para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) “Savina 300”, que tem válvula expiratória ativa e possui modo autoflow, que permite analisar resistência e complacência ciclo a ciclo (inspiração e expiração), ajustando automaticamente o fluxo respiratório do paciente. Ele também pode ser conectado ao capnógrafo, aparelho que monitora dióxido de carbono e gases anestésicos que são inalados pelo paciente durante cirurgias, para que os dados sejam fornecidos junto com os da ventilação mecânica em uma mesma tela.

Educação continuada

O Dräger Truck tem como objeto a educação continuada, oferecendo treinamentos com equipamentos médico-hospitalares de última geração. Um caminhão, totalmente customizado para essa finalidade, percorrerá ao todo 18 mil km, passando por 33 cidades das cinco regiões brasileiras. O projeto já foi realizado com sucesso em países europeus, mas é a primeira vez na história da Dräger mundial em que são trabalhados simultaneamente os dois segmentos de atuação da empresa: Hospitais e Segurança (esta, em indústrias).

Nos 45 metros quadrados de área útil, há um moderno show room e ainda uma sala de treinamento toda equipada com recursos audiovisuais, capaz de acomodar até 40 pessoas. No recinto estruturado para promover educação continuada, especialistas de Produtos da Dräger oferecerão treinamentos clínicos, com ênfase em terapia intensiva e ventilação mecânica. Os participantes – médicos intensivistas, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos – discutirão situações-problema rotineiras em sua prática clínica e aprenderão a contorná-las utilizando ventiladores mecânicos Dräger.

São abordados temas como assincronia entre paciente e ventilador, desmame de ventilação mecânica e ventilação mecânica básica para enfermagem e equipe de Engenharia Clínica. Para os profissionais de saúde, estarão em exibição os ventiladores mecânicos Evita V300 e Savina 300. O ponto de partida do Caminhão Dräger foi a sede brasileira da empresa, em Barueri, São Paulo, no mês de maio, partindo de lá rumo a Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O itinerário inclui paradas (cada uma com duração entre dois e quatro dias) em cidades de praticamente todos os estados brasileiros.

Fundada em 1889 na cidade de Lübeck, na Alemanha, a Dräger é hoje líder internacional nos campos da tecnologia médica e de segurança. “Tecnologia para a Vida” é seu princípio-guia, com soluções inovadoras que protegem, apoiam e salvam vidas. O portfólio de produtos da divisão Hospitais abrange estações de anestesia, ventiladores mecânicos, focos cirúrgicos, estativas, equipamentos de monitorização, soluções de TI e acessórios e consumíveis. Está presente em mais de 190 países e tem cerca de 12.500 colaboradores em todo o mundo, sendo 230 no Brasil, onde se instalou em 1953. Tem sede em Barueri, na Grande São Paulo, e filiais na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

 

B.F. – Jornalista DRT/BA 1158

Ascom HGRS

Roberto Santos/alemã