Notícias /

Eunápolis ganha duas unidades básicas de saúde

17/10/2015 15:29

Um dos maiores municípios da Costa do Descobrimento, Eunápolis passou a contar, na manhã deste sábado (17), com duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), inauguradas na presença do governador em exercício, João Leão e do superintendente de Relações Institucionais da Sesab, Mateus Simões, representando o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. As unidades estão instaladas no bairro de Antares e na Avenida Paulino Mendes Lima, no centro da cidade, e devem atender cerca de 20 mil pessoas por mês.

“A saúde é uma das prioridades para o Governo do Estado. Nós queremos saúde de primeiro mundo para a Bahia e, com a qualidade das unidades inauguradas, nós vamos chegar lá”, afirmou João Leão. As UBS vão realizar atendimentos médicos, odontológicos, triagem pré-natal e neonatal, planejamento familiar, vacinação, tratamento para tuberculose e hanseníase, além de acompanhamento para hipertensão e diabetes.

A oferta ampliada de serviços facilita a vida da população. “Vai melhorar bastante. Mais pessoas vão poder ser atendidas mais rápido. As unidades vêm melhorar a saúde pública de Eunápolis”, comemora a dona de casa Celeste Brandão, 73 anos. Já a agente de saúde Maria Oliveira destaca que as unidades proporcionam mais conforto e comodidade à população. “As pessoas precisavam se deslocar para outras unidades, que ficam distantes, mas isso vai mudar. As duas novas unidades chegaram em boa hora para ajudar a dar conta da demanda de pacientes”.

Academia de Saúde

Ainda em Eunápolis, João Leão inaugurou uma Academia de Saúde na Praça Vereador Alcides Ferreira Pinto. O espaço físico é dotado de equipamentos para a prática de exercícios físicos e funcionará gratuitamente. Serão oferecidas no local aulas de ginástica e dança, entre outras atividades. “As aulas são gratuitas e têm o objetivo de fazer com que as pessoas cuidem da saúde. Vamos estar ensinando os movimentos corretamente e conscientizando as pessoas”, explica a coordenadora da academia, Sabrina Oliveira.

Assistência social

Também no município, neste sábado (17), foi inaugurado o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Localizada na rua Antônio Soares, no bairro Centauro, a instituição passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, garantindo o suporte a vítimas de violência e abandono familiar.

O acompanhamento será feito por equipes de assistentes, educadores sociais e psicólogos. “O serviço já existia, mas agora a unidade passa a ter sede própria e mais condições de suprir a carência no suporte social no município”, explica a coordenadora do Creas, Reginalva Almeida.

Notícias relacionadas