Notícias /

Servidores do CAS mostrarão seus talentos

21/10/2015 15:10

O Dia do Servidor para os colaboradores do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), terá programação diversificada, começando no dia 26 e culminando no dia 28, com a Mostra de Talentos, reunindo os servidores do Centro de Atenção à Saúde (CAS).

A Mostra de Talentos reunirá servidores do Cedeba, diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), Centro de Referência e Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), Centro Estadual para Reabilitação de Deficiências (Cepred), diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) – todos da Sesab – e do Planserv, (Saeb). As atividades começarão às 9 horas, no hall de entrada da Divisa/Divep, e prosseguirão até 16 horas.

Haverá apresentação de canto, ginástica funcional, alongamento e yoga, oficina da beleza, encerrando-se com apresentação musical. Os servidores mostrarão suas habilidades nas estações Gourmet, de artesanato, beleza e literatura, e também comercializarão seus produtos.

Qualidade de Vida

No dia 27, às 12h30, na sala de reunião do Cedeba, os servidores terão palestra da enfermeira Kathleen Silvany, do Sistema Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador (SIAST) sobre qualidade de vida. A palestra, segundo a enfermeira, tem o propósito de levar o grupo a refletir sobre o tema, para estimular a formação de um Grupo sobre Qualidade Vida, repetindo a experiência que vem sendo realizada com a Escola da Postura.

Na palestra “Refletindo sobre Qualidade e Melhorando a Vida”, a enfermeira fará alguns questionamentos: Aproveitar os pequenos prazeres da vida é uma questão de tempo ou de se permitir? Ter um momento para curtir, é uma questão de dinheiro ou de prioridade? Você cuida da casa, da família, dos vizinhos, dos animais, dos usuários do SUS, e quem cuida de você?

A comemoração do dia do servidor, no Cedeba é uma realização da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP), por meio do RH (Recursos Humanos) e Pessoal e o SIAST. As atividades começam no dia 26, com massoterapia, das 9 às 16 horas, na sala de reunião do Cedeba.

Dia do Servidor

O Dia do Servidor foi instituído no governo do presidente Getúlio Vargas, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. No ano seguinte, foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia do servidor público.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei 8112, alterando vários dispositivos da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Cedeba/servidor

A.M.V. Mtb 694/Ba


Notícias relacionadas